Ultimas

Overrated ou Underrated #56 - Shane McMahon


Sejam bem-vindos a mais uma edição do Overrated ou Underrated. Na última edição foi analisada a equipa que tem deixado um rasto de destruição na Smackdown Live, os Bludgeon Brothers. Na edição desta semana, vamos analisar o Comissioner da Smackdown Live, o homem conhecido pelos seus spots totalmente suicidas.

Apresentando agora o espaço para quem nunca leu uma edição ou simplesmente não está recordado da essência de um Overrated ou Underrated.

Underrated – Alguém que é subvalorizado ou não têm o devido reconhecimento seja aos olhos da industria do wrestling ou até dos fãs.

Overrated – Precisamente o contrário do ponto anterior. Alguém que é sobrevalorizado e que a industria do wrestling ou fãs dão demasiado crédito por aquilo que faz.

No ponto – Nem toda a gente ocupa um lugar acima ou abaixo daquilo que realmente merece. Existem lutadores que ocupam o lugar que ocupam na industria porque é exactamente nesse sitio que merecem estar e têm também exactamente o reconhecimento que merecem da parte dos fãs.

Por fim, gostaríamos sempre de saber a vossa opinião, quer concordem ou discordem da nossa avaliação sobre o wrestler em questão. Tentem também coloca-lo numa destas três categorias e caso se sintam à vontade podem sempre dar sugestões sobre wrestlers que gostariam de ver neste espaço.



Nesta edição do Overrated ou Underrated, vamos analisar Shane McMahon! O filho de Vince McMahon e o homem que comanda a Smackdown Live atualmente. Apesar de não ter muitos combates por ano, sempre que este entra no ringue, sabemos que é para algo especial e para o qual não nos vamos esquecer.

*********************

Btaker22 (No Ponto) – O Shane McMahon é um dos wrestlers mais loucos na modalidade. E sim, eu disse "wrestler", porque há muitos "wrestlers" que não se arriscariam a fazer aquilo que ele faz só para deixar os fãs satisfeitos, e ele mete o corpo dele em risco cada vez que vai para o ringue e quer fazer de tudo para que possamos ter um espetáculo adequado. O Shane chegou a ser campeão de Hardcore e campeão europeu, sendo que o primeiro título cai que nem uma luva naquilo que ele faz, porque ele é realmente Hardcore cada vez que entra no ringue.

Eu até poderia dizer que o Shane McMahon é Underrated, exatamente por aquilo que eu queria deixar evidente no início do texto. Apesar de ele ter o respeito do público, ainda existe muita gente que não o considera um wrestler a sério, e eu penso que isso é bastante injusto, tendo em conta as exibições que ele faz cada vez que tem um combate, tendo, inclusive, tido um combate bem acima da média com o AJ Styles na Wrestlemania, e mais um combate bastante bom contra o Kevin Owens no Hell In A Cell, onde mostra que ele sabe o que está a fazer e treinou para estar preparado para aquele momento.

Eu diria que o Shane McMahon está no ponto, tendo em conta que, na idade dele, e visto o estatuto que tem, ele não precisa de ter vitórias para que a personagem dele seja interessante. Para além disso, já teve o tempo dele, onde conseguiu atingir sucesso, e teve algumas rivalidades que ficaram na memória. Ele é um tipo diferente de personagem especial que a WWE tem e que pode usar para momentos como tem feito até agora. Apesar disto, penso que algumas pessoas lhe dá pouco crédito por aquilo que ele faz, e penso que ele já provou que quando entra num ringue, não é simplesmente porque é o filho do patrão, mas sim porque tem algo para oferecer à companhia em termos de momentos especiais.

*********************

Cell (No Ponto) – Quando se fala em Shane Mcmahon, pensa-se logo no filho do patrão ou no comissário da Smackdown. Raramente pensamos em Shane como lutador e, quando pensamos, lembramo-nos dos seus grandes combates Hardcore, da Attitude Era. Mas, que relevância terá Shane no seu papel atual? Acrescentará algo à WWE?

Ora, como eu já disse, Shane é o comissário da Smackdown e uma das figuras com mais poder na WWE. Como não lutador, a presença de uma figura destas num show, pode dar oportunidades a cenários onde um ou mais lutadores se sintam injustiçados pelo poder acima deles. Já aconteceu com AJ Styles e está a acontecer agora com Sami Zayn e Kevin Owens (ou Kevin Owens e Sami Zayn). E é normal, ano sim, ano não, a WWE construir uma rivalidade destas, de alguém a tentar lutar contra o poder. Afinal, uma das melhores coisas a sair dos anos d'ouro da Attitude Era foi uma guerra contra o poder, entre o Steve Austin e o Vince Mcmahon. Curiosamente, Shane, também, esteve presente nessa rivalidade.

Embora não seja um requisito essencial, acrescenta sempre mais algo à história se a figura de poder puder entrar e lutar no ringue. Shane, claramente, não é um lutador com grande mestria técnica. No ringue, ele é realmente famoso pelos combates extremos, sem regras, onde pode sacrificar o seu corpo, levando manobras violentas, ou sacrificar o seu corpo para executar alguma manobra mais violenta. E tenho que dizer, que isto tudo é verdade, até termos tido Shane Mcmahon contra AJ Styles num combate normal, com regras. Aqui, Shane mostrou que, treinando para tal, consegue aguentar-se, imensamente bem, no ringue com aquele que é um dos lutadores mais completos, atualmente, não só da WWE, mas do mundo.

Analisar Shane como overrated ou underrated pode ser uma tarefa complicada, porque, afinal, ele não é um lutador a tempo inteiro. Eu nem sei se até podemos classificá-lo de "part timer", mas é a situação mais parecida. Prefiro analisar Shane pelos momentos que ele já nos proporcionou e se correspondeu bem quando foi chamado para uma rivalidade. Eu acho que Shane faz bem o seu papel e acho que, sempre que entra no ringue, ou tem um papel mais ativo, corresponde bem e cria momentos memoráveis. É verdade que Shane podia ganhar um ou outro combate, como prémio, mas a sua personagem não exige isso e, por vezes, nem permite isso. Por isso, tenho de considerar que Shane está no ponto.


*********************

Chegamos ao fim desta quinquagésima sexta edição, mas voltaremos como sempre para a semana com mais um lutador a ser analisado. Agora, queremos saber a vossa opinião. Será que o "Shane-O-Mac" é:


OVERRATED?

Ou

UNDERRATED?

Ou

QUE ESTÁ NO PONTO?
Com tecnologia do Blogger.