Ultimas

Overrated ou Underrated #45 - John Cena


Sejam bem-vindos a mais uma edição do Overrated ou Underrated. Na última edição foi analisado um ex-campeão mundial, atualmente na Smackdown, Dolph Ziggler. Na edição desta semana, vamos analisar o mítico 16 vezes campeão mundial que prepara-se para um combate bastante controverso no PPV da WWE, No Mercy.

Apresentando agora o espaço para quem nunca leu uma edição ou simplesmente não está recordado da essência de um Overrated ou Underrated.

Underrated – Alguém que é subvalorizado ou não têm o devido reconhecimento seja aos olhos da industria do wrestling ou até dos fãs.

Overrated – Precisamente o contrário do ponto anterior. Alguém que é sobrevalorizado e que a industria do wrestling ou fãs dão demasiado crédito por aquilo que faz.

No ponto – Nem toda a gente ocupa um lugar acima ou abaixo daquilo que realmente merece. Existem lutadores que ocupam o lugar que ocupam na industria porque é exactamente nesse sitio que merecem estar e têm também exactamente o reconhecimento que merecem da parte dos fãs.

Por fim, gostaríamos sempre de saber a vossa opinião, quer concordem ou discordem da nossa avaliação sobre o wrestler em questão. Tentem também coloca-lo numa destas três categorias e caso se sintam à vontade podem sempre dar sugestões sobre wrestlers que gostariam de ver neste espaço.



Nesta edição do Overrated ou Underrated, temos connosco John Cena, que obviamente não necessita de introduções, sendo ele a cara da WWE há vários anos e que é caracterizado atualmente como um Free-Agent, podendo participar tanto na RAW como na Smackdown Live.

*********************

Btaker22 (No Ponto) – Que cliché que é analisar o John Cena! Isto realmente é coisa que já anda a ser feita há anos sem fio e chega-se sempre à mesma conclusão...nunca vai haver concordância. Para mim, o que posso dizer é que o Cena é uma das maiores superstars de sempre da WWE, sendo discutível metê-lo na conversa para melhor de sempre. Muitos fãs adoram falar como ele foi empurrado para o topo, como ele não merece o que teve, etc. etc. Eu prefiro falar de talento, e numa empresa como a WWE, que funciona através das receitas de dinheiro que se consegue gerar, era necessário criar uma super estrela para ser a referência da companhia, tal como houve Stone Cold Steve Austin, tal como houve The Rock e tal como houve Hulk Hogan. O John Cena juntava as características necessárias para ser essa super-estrela que a WWE precisava nessa altura, e a partir daí, era necessário criar a credibilidade para acreditar nesta personagem que se viria a tornar quase como um "super-herói" para os fãs da WWE.

E assim ele ganhou combates. Ganhou muitos combates, e venceu muitos títulos da WWE, porque é isto que sempre funcionou na perfeição no mundo do wrestling...o "bom da fita" vencer o "vilão" no final, especialmente se for o principal "bom da fita". O problema que surgiu para o Cena é que esta perspectiva mudou nos últimos anos. As pessoas já nem sempre querem ver histórias com o bem a triunfar, e tornaram-se mais adeptas de personagens mais rebeldes tal como começaram a apreciar mais as capacidades atléticas dos wrestlers em detrimento das histórias bem contadas, pelo que a "fórmula" mudou. Isto fez do John Cena overrated? Na minha opinião, não, porque ele tem-se vindo a adaptar a esta mudança, e a adicionar à sua personagem cada vez mais aquilo que as pessoas querem ver. É por isso que hoje temos uma rivalidade com o Roman Reigns onde a "4th wall" do wrestling é quebrada, e ele realiza combates do ano contra variados wrestlers.

A maior parte dos "fãs de internet" desta geração dirão também que o Hulk Hogan foi super overrated porque não tinha um décimo do talento pelo qual era vendido, mas para mim tudo depende da perspetiva. Funcionou, ou não funcionou na altura? Ele efetivamente é, ou não é, considerado um dos maiores ícones do wrestling? Andre The Giant vs. Hulk Hogan é, ou não é, um dos combates mais lembrados da história apesar de ser um nojo de wrestling "técnico"?

O John Cena, numa certa época, não precisava de fazer um combate 5 estrelas para vender camisolas. Agora fá-los, o que mostra a sua versatilidade e capacidade de acompanhar os momentos. O John Cena é uma das maiores superstars no micro, e não sendo o wrestler mais completo no ringue, quando o chamam para os patrocinados "dream matches" ele está à altura de um combate do ano, pelo que, se tanto, o John Cena está mais perto de ser underrated nesta era (onde o Jinder Mahal reina como campeão da WWE...) do que overrated, pois ele é, de facto, a super estrela mais completa da WWE atualmente.

*********************

Cell (No Ponto) – Esta edição é dedicada a um certo anónimo. Sabes quem és e eu adoro o teu nick neste blog, por isso, por causa de ti, analisámos uma das estrelas mais populares da WWE, John Cena. Quem tiver à espera de um texto a insultar o Cena, pode já ir para os comentários escrever que somos WWE Kids e que não temos tomates.

O que se pode dizer sobre John Cena? 16 vezes Campeão Mundial, igualando o recorde de Flair (segundo a WWE, se não, faltam-lhe dois títulos mundiais) e, claramente, o maior símbolo do wrestling da nossa geração. E, reparem, tudo o que disse até agora é objetivo, são factos. John Cena é uma das estrelas mais populares do wrestling, e não só. E isso vê-se bem pelo mediatismo, redes sociais, etc. Existem pessoas que podem não ver wrestling, mas conhecem John Cena. E isso diz muito sobre a fama dele.

Mas a questão é sempre a mesma: merecerá John Cena esta fama, merecerá ser a cara da maior empresa de wrestling? Para tirarmos conclusões, temos de analisar uma carreira longa, com mais de dez anos, onde John Cena nunca se repetiu.

Estamos em 2004/2005, a WWE perdeu, num espaço pequeno de anos, várias estrelas de topo. Decide apostar em novas estrelas, fazer promoções rápidas. John Cena é o escolhido por ter um aspecto e personagem irreverente, rebelde. Torna-se campeão da WWE e começa um longo reinado. E foi mais longo do que pareceu, não por culpa de Cena, mas por causa do booking. Sempre a mesma coisa: ser dominado quatro semanas antes do PPV, ser dominado 90% do combate no PPV, ganhar forças milagrosamente e vencer o combates. Foram nove meses só assim, 9 meses que ajudaram a criar os odiadores atuais do Cena.

Avançando uns meses, depois de Edge ter interrompido este booking de Cena, voltamos ao mesmo. Cena a derrotar superstars como Triple H e Shawn Michaels, sempre com este booking. Isto continuou durante anos. Mudavam os adversários, mas o booking do Cena era este, sempre.

Ninguém odeia o Cena, odeiam é o booking do Cena, a maneira como nos impigiu os seus lemas e as suas catch phrases. Mas, caros leitores, faço-vos este desafio: acham que, se não tivéssemos o Super Cena de antigamente, teriamos o Big Match John de agora? Que faz combates, quase de 5 estrelas? Que pegou num título de mid card e o transformou numa oportunidade de superstars underrateds de se provarem? Não, não teriamos, porque apenas uma superstar muito bem consolidada no topo é que poderia descer ao mid card para fazer isso.

Eu nem vou analisar o Cena no micro ou no ringue, toda a gente sabe o que ele é capaz. Quando a WWE permite, o Cena arrasa no micro e no ringue. Quando a WWE permite, Cena é das melhores superstars da WWE.

Bom, então será Cena overrated ou underrated? Muito simples, o Cena antigo era extremamente overrated, com um booking muito repetitivo, forçando os fãs a gostarem dele. A WWE não nos apresentava John Cena, a WWE apresentava-nos o que eles queriam que fosse a cara da companhia e essa falsidade danificou um pouco a imagem de Cena. Mas o Cena de agora é muito mais "livre", já não parece haver uma tentativa da WWE de nos forçar a imagem de Cena e isso nota-se no seu estilo no ringue e nas suas promos, que melhoram significativamente nos últimos anos. O John Cena de agora está, sem duvida, no ponto.


*********************

Chegamos ao fim desta quadragésima quinta edição, mas voltaremos como sempre para a semana com mais um lutador a ser analisado. Agora, queremos saber a vossa opinião. Será que o "Cenation Leader" é:


OVERRATED?

Ou

UNDERRATED?

Ou

QUE ESTÁ NO PONTO?
Com tecnologia do Blogger.