Ultimas

Rivalidades (In)Esquecíveis #21 | Brock Lesnar vs Kurt Angle (WWE – 2002/2003)



Sejam bem vindos a mais uma edição de Rivalidades (In)Esquecíveis!

Sou o Dead Wyatt e este é o espaço onde semanalmente (tento fazer por isso) pego numa rivalidade no mundo do Pro-Wrestling e a tento descrever da melhor forma possível para todos nós a revivermos da melhor maneira!

Para esta semana resolvi regressar ao ano de 2002 e ir em buscar de Brock Lesnar vs Kurt Angle.

Introdução:

Esta história começa por volta do Survivor Series desse mesmo ano. Lesnar era o WWE Champion. Por esta altura já tinha havido a brand extention e depois de Lesnar conquistar o WWE Undesputed Championship, a General Manager do Smackdown! Stephanie McMahon, decidiu que o título só poderia ser defendido na brand azul, forçando assim Eric Bishoff, GM do Raw criar o World Heavyweight Championship. Ai, a WWE renomeou o título de Lesnar para WWE Championship.

(WWE Undisputed Champion Brock Lesnar c/Paul Heyman)

Lesnar defendeu o título com sucesso varias vezes, sendo um desses adversários, The Undertaker. O último combate aconteceu no No Mercy em um Hell In A Cell.

O adversário seguinte para Lesnar era Big Show, mas Paul Heyman, que era o manager de Lesnar desde o inicio da sua carreira, não queria este combate, pois acreditava que Lesnar não o conseguiria vencer. Apesar de Heyman o tentar convencer a não realizar o combate, Lesnar foi mesmo defender o seu título contra Show no Survivor Series. Lesnar aplica o F-5 a Big Show, mas Heyman puxa o árbitro para fora do ringue evitando assim o pinfall. Aproveitando esse facto, Show aplica um Chockeslam em Lesnar para cima de uma cadeira de aço, permitindo depois o pinfall para Show conquistar o WW Championship.

Este pinfall foi a primeira derrota de Lesnar na sua carreira na WWE e com esta reviravolta, tornou-se um dos favoritos do público fazendo o babyface turn.

A seguir ao Survivor Series, Paul Heyman tornou claro que Lesnar não iria ter a sua desforra contra Big Show, ao qual, Heyman teria colocado uma cláusula especial no contrato a impedir que essa mesma desforra acontecesse.

O Inicio:

Para se vingar do que Paul Heyman lhe tinha feito, Lesnar interferiu na primeira defesa do título de Big Show, e esta foi contra, Kurt Angle.

No Armageddon a 15 de Dezembro de 2002, Lesnar interferiu no combate aplicando o F-5 em Big Show, permitindo assim que Angle saísse vitorioso e com o WWE Championship à sua cintura.

(WWE Champion Kurt Angle)

Mas os planos de Lesnar iriam sair como ele queria.

No Smackdown! seguinte ao Armageddon, Angle surgiu como o novo campeão e introduziu o seu novo manager. Ele era, Paul Heyman!

(WWE Champion Kurt Angle c/Paul Heyman)

Nesse mesmo episódio, Angle prometera uma oportunidade pelo título, mas Lesnar ainda teria que esperar para colocar as mãos em Angle.

O passo seguinte seria dado no Royal Rumble a 19 de Janeiro de 2003. Kurt Angle iria lutar para defender o seu WWE Championship contra Chris Benoit enquanto Lesnar iria defrontar novamente Big Show e o vencedor desse combate, teria entrada garantida no combate Royal Rumble.

Lesnar acabou por vencer Big Show, tendo a entrada garantida no combate da noite. Enquanto isso, Kurt Angle defendeu com sucesso o seu título contra Benoit, garantindo assim que iria para a Wrestlemania XIX como WWE Champion.

(Royal Rumble 2002 WWE Championship - Kurt Angle (c) vs Chris Benoit)

No combate Royal Rumble Lesnar entrou com o número 29 e cedo começou a lutar contra todos. Lesnar de seguida eliminou os parceiros de Kurt Angle, Charlie Haas e Shelton Benjamin. The Undertaker retornou após lesão e foi a entrada número 30. No fim, os quatro últimos participantes que ficaram no combate foi, pelo Raw Batista e Kane e pelo Smackdown! Undertaker e Lesnar.

(Royal Rumble 2003 - The Undertaker e Brock Lesnar)

Undertaker eliminou Batista e depois batalhou contra Kane eliminando-o também. Batista furioso por ter sido eliminado por Undertaker tentou ataca-lo. Isto acabaria por causar distração a Undertaker para Lesnar o eliminar e ser o vencedor do combate Royal Rumble e assim ir à Wrestlemania XIX desafiar o WWE Champion, Kurt Angle.

(2003 Royal Rumble Match)

Road To Wrestlemania XIX:

(No Way Out 2003 - Brock Lesnar & Chris Benoit vs Kurt Angle & Shelton Benjamin & Charlie Haas)

A próxima paragem antes da Wrestlemania seria no No Way Out, onde Lesnar fez equipa com Benoit contra a equipa composta pela World’s Greatest Tag Team composta por Charlie Haas e Shelton Benjamin e também Kurt Angle.

O No Way Out deu-se a 23 de Fevereiro. Edge era para competir na equipa de Lesnar e Benoit, mas mesmo antes do combate se iniciar, ele é atacado no backstage forçando assim Benoit e Lesnar enfrentarem a equipa de Angle num 3-on-1 handicap match.

Este foi um handicap match bem trabalhado e que viu no final a equipa de Lesnar e Benoit ganhar quando Benoit aplicou o Crippler Cross Face em Haas.

(No Way Out 2003 - Brock Lesnar & Chris Benoit vs Kurt Angle & Shelton Benjamin & Charlie Haas)

Wrestlemania XIX:

(Wrestlemania XIX Cartaz Oficial WWE Championship - Kurt Angle (c) vs Brock Lesnar)

Chegamos à Wrestlemania XIX e o main event foi precisamente Kurt Angle vs Brock Lesnar. Kurt Angle iria defender o seu WWE Championship contra Lesnar, mas aqui as regras seriam um pouco diferentes. Se Angle perde-se por desqualificação ou contagem de 10 (fora do ringue) perderia o título.

Foi um combate que começou com um bom back-and-forth por parte de ambos até Angle contra atacar um Shoulder Block num German Suplex.

Angle tentou aplicar o Ankle Lock em Lesnar, mas este consegue escapar. Lesnar aplica o F-5 em Angle e em vez de tentar fazer o pin para vitória, este sobre à terceira corda no canto do ringue e tentou um Shooting Star Press em Angle, mas Lesnar calculou mal o salto e caiu de cabeça em pleno ringue. Isto deixou Lesnar atordoado e ambos tiveram que alterar o fim do combate.

(Brock Lesnar a tentar o Shooting Star Press)

Angle aproveita isto para fazer o pinfall em Lesnar mas este escapa. Angle agarra em Lesnar, mas só para este aplicar de novo o F-5 em Angle para a contagem de 3. Brock Lesnar é pela segunda vez WWE Champion.

(Wrestlemania XIX WWE Championship Match - Kurt Angle (c) vs Brock Lesnar)

Após o final do combate, Kurt Angle e Brock Lesnar cumprimentaram-se e Angle levantou a mão de Lesnar para este celebrar a sua vitória.

(Kurt Angle levanta o braço de Brock Lesnar pela sua vitória)

Continuação:

Após este combate na Wrestlemania, Kurt Angle iria ficar ausente durante uns tempos devido a cirurgia ao pescoço devido a uma lesão grave e Brock Lesnar foi diagnosticado com uma contusão divido ao botch do Shooting Star Press.

A história entre estes dois ainda não estava acabada, e mais tarde voltariam a se enfrentar.

Durante a ausência de Angle, Lesnar defendeu o WWE Championship contra John Cena no Backlash e contra Big Show (novamente)!

As coisas com Show não tinham ficado resolvidas e após um ataque de Big Show a Rey Mysterio no Smackdown! Lesnar apareceu para chamar Show, que tinha colocado Mysterio numa maca. Show então desafiou Lesnar pelo título e este aceitou. O combate seria no Judgment Day e seria um Stretcher Match (combate de maca), ao qual Lesnar venceu com ajuda de Mysterio.

(WWE Judgment Day WWE Championship - Brock Lesnar (c) vs Big Show)

O regresso de Kurt Angle:

Enquanto Lesnar e Show batalhavam pelo WWE Championship, volta a aparecer Kurt Angle, regressado após a recuperação da cirurgia a que tinha sido sujeito.

Angle regressou e foi em busca do título que perdera na Wrestlemania, mas agora com uma amizade que o unia a Lesnar. Aos dois aliados, juntou-se Big Show para o main event do primeiro pay per view exclusivo do Smackdown!, o Vengeance.

(WWE Vengeance Cartaz oficial WWE Championship Match)

O Vengeance realizou-se a 27 de Julho de 2003 e como referi acima, o main event para este pay per view foi uma triple threat match pelo WWE Championship entre Brock Lesnar (c) vs Big Show vs Kurt Angle.

O combate começa como Angle e Lesnar a batalharem os dois, para só depois virarem as atenções para Show. Show atitou Angle para fora do ringue e aplicou um Chockeslam em Lesnar. Angle regressa ao ringue com latas do lixo e ele e Lesnar começam a atacar Show simultaneamente, mas Show contra ataca com um Double Chockeslam nos dois.

(Brock Lesnar com uma Power Bomb em Big Show)

Mais tarde no combate já com Angle a sangrar, este impede o pin de Lesnar sobre Show com uma cadeirada nas costas e de seguida outra cadeirada na cabeça, ao qual Lesnar começa a sangrar também. Isto leva Angle e Show para fora do ringue a batalhar e Angle aplica o Angle Slam em Big Show sobre a mesa dos comentadores espanhóis.

Para o fim do combate, Angle aplicou o Angle Slam em Big Show e depois o Olympic Slam em Lesnar para a vitória, tornando-se assim o novo WWE Champion.

(WWE Vengeance WWE Championship Match - Brock Lesnar (c) vs Kurt Angle vs Big Show)

(Kurt Angle a celebrar a sua vitória no Vengeance)

O próximo passo nesta rivalidade seria no Summerslam, mas antes disso, muita história aconteceu.

Lesnar continua a sua perseguição do título que perdera no Vengeance, apesar de continuar a sua amizade com Angle.

A caminho do Summerslam:

Vince McMahon envolve-se nesta rivalidade após uma traição deste a Lesnar. Ambos tem um combate agendado para o Smackdown!, num Steel Cage Match e onde Angle seria o árbitro convidado por ordens especificas de McMahon.


(WWE Smackdown! Steel Cage Match - Brock Lesnar vs Vince McMahon c/Kurt Angle árbitro convidado)

Neste combate e com Lesnar KO, McMahon vai fazer o pin sobre Lesnar, mas Angle recusa-se a fazer a contagem e dar a vitória a McMahon desta maneira. Os dois começam a discutir e Lesnar aplica o F-5 em Angle. Depois Lesnar ataca Angle de novo com McMahon a observar e a celebrar junto a ele, consumando assim o heel turn de Brock Lesnar.


(Steel Cage Match - Brock Lesnar vs Vince McMahon c/Kurt Angle árbitro convidado)

Chegamos ao Summerslam a 24 de Agosto de 2003.

(Cartaz Oficial WWE Summerslam - WWE Championship)

Este já iria ser um combate diferente devido aos recentes acontecimentos. No inicio do combate, Lesnar tenta se afastar do ringue, mas Angle não deixa e começa a sua ofensiva contra Lesnar incluindo um DDT e um Angle Slam. Angle depois aplica o Ankle Lock, mas Lesnar contra ataca e ao fazer isso coloca o árbitro KO.

Ainda com o árbitro KO, Angle aplica o Guillotine Choke seguido do Ankle Lock, mas Vince McMahon (que tinha acompanhado Lesnar na entrada do ringue) sobe ao ringue e ataca Angle com uma cadeira para quebrar a submissão.

(WWE Summerslam - Kurt Angle vs Brock Lesnar)

Para o fim, Lesnar tenta por duas vezes aplica o F-5, mas durante a segunda tentativa, Angle contra atacou para o Ankle Lock forçando Lesnar a desistir. Angle saia vencedor e ainda WWE Champion aplicando ainda o Angle Slam em Vince McMahon para cima de uma cadeira.

(WWE Summerslam WWE Championship Match - Kurt Angle (c) vs Brock Lesnar)

Brock Lesnar destruidor a caminho do Survivor Series:

Após o Summerslam, Brock Lesnar cimentou o seu heel turn ao atacar diversos lutadores durante os seus combates, acabando também por interferir em dois combates de Kurt Angle em duas ocasiões diferentes.

Isto levou a mais um combate entre os dois, desta feita aconteceu no Smackdown!, a 18 de Setembro. Numa tentativa de acabar de vez com esta rivalidade, o combate pelo WWE Championship foi um 60 minute Iron Man Match.

(Brock Lesnar aplica o Ankle Lock em Kurt Angle)

Este foi um combate bastante bom onde Lesnar obtém uma boa vantagem cedo no combate chegando aos 5-2 a seu favor. A cerca de 20 minutos do fim, Angle tenta tudo por tudo para conseguir voltar ao combate e tentar igualar Lesnar, conseguindo chegar ao 5-4.

Nos últimos 5 minutos, Angle tenta igualar Lesnar para conseguir reter o WWE Championship. Colocar Lesnar no seu Ankle Lock, mas este resiste até ao fim e não desiste ao chegar aos 60 minutos. Brock Lesnar assim derrota Kurt Angle e torna-se de novo WWE Champion.

WWE Smackdown! WWE Championship Match - Kurt Angle (c) vs Brock Lesnar 60 Minute Iron Man Match)

A caminho do Survivor Series, Brock Lesnar tem algumas defesas do seu título, nomeadamente contra nomes como Paul London (que fez a sua estreia) e voltou a enfrentar The Undertaker no No Mercy num Biker Chain Match ao qual venceu e reteve o seu WWE Championship.

(WWE No Mercy WWE Championship - Brock Lesnar (c) vs The Undertaker Biker Chain Match)

No entanto, a história entre Lesnar e Angle não estava propriamente terminada e ainda iria haver mais um confronto.

Entretanto Paul Heyman regressa à WWE como General Manager do Smackdown! e Lesnar aproveita para se voltar a aliar a ele novamente.

Com o Survivor Series a chegar, Lesnar desafia Angle para um combate tradicional Survivor Series. A primeira escolha de Lesnar para a sua equipa é Big Show, aquele que no inicio do ano era o seu rival, nesta altura era seu aliado. Paul Heyman anunciou também o retornado Nathan Jones e o estreante Matt Morgan.

Angle para a sua equipa escolhe Chris Benoit e os APA (Bradshaw e Faarooq). No entanto Faarooq lesionou-se num combate contra Lesnar e a equipa de Angle viu-se forçada a substitui-lo. Lesnar escolheu como ultimo membro A-Train por força de John Cena se recusar a aceitar o convite de Lesnar para a sua equipa. Cena juntava-se no entanto à equipa de Angle, sendo o último escolhido Hardcore Holly para assim completar a equipa.

(Cartaz Oficial WWE Survivor Series - Team Angle vs Team Lesnar)

No Survivor Series, que aconteceu no dia 16 de Novembro nem Lesnar nem Angle terminariam o combate. Lesnar eliminou Angle após o F-5 e Benoit eliminou Lesnar após o Crippler Crossface.

Os últimos participantes no combate foram John Cena e Chris Benoit pela equipa de Angle e Big Show pela equipa de Lesnar. Show não duraria muito pois acabaria eliminado por Cena e Benoit, dando a vitória à equipa de Kurt Angle.

(WWE Survivor Series - Team Angle vs Team Lesnar)

Notas finais e curiosidades:

- Apesar de este ter sido o último combate entre ambos, penso que é justo dizer que o derradeiro confronto, aquele em que se decidiu mesmo o vencedor da rivalidade foi o 60 Minute Iron Man Match ao qual Lesnar venceu. A equipa de Angle venceu no Survivor Series, mas creio que isso não deverá contar muito para as contas finais da rivalidade;

- Nos combates entre Lesnar e Angle com o título em jogo apenas no combate no Summerslam o WWE Championship não mudou de mãos. No entanto até nem ouve assim muitos combates entre os dois, visto que a rivalidade durou bastante tempo;

- Brock Lesnar venceu o seu primeiro WWE Championship a The Rock no Summerslam de 2002. Brock tornou-se assim o mais jovem atleta a conseguir vencer o principal título da WWE com 25 anos de idade, um recorde que curiosamente era de The Rock. Lesnar tornou-se também o segundo campeão mais rápido da história da WWE desde a sua estreia (126 dias), atrás apenas de Ric Flair (113 dias);

- A Lesão de Kurt Angle era muito má. Ou neste caso lesões. No dia 11 de Abril, logo após a Wrestlemania, Angle foi submetido a cirurgia ao pescoço para reparar os nervos e danos na espinha, acúmulo de cálcio, esporas ósseas e problemas do disco invertebral. Coisa pouca não? Apesar disso Angle optou por um outro tipo de cirurgia onde o Dr. Jho removeu os discos atingidos e as esporas ósseas. Isto acabou por diminuir o seu tempo de recuperação, que inicialmente se previa que fosse de um ano ou até mais para apenas três meses;

- O famoso botch de Lesnar ao tentar o Shooting Star Press apenas foi acordado que ele o faria um dia antes do combate na Wrestlemania. Este era um movimento que Lesnar fazia muitas vezes na OVW (Ohio Valley Wrestling – Território de desenvolvimento da WWE) e ele quis voltar a fazer de novo neste combate. Lesnar tinha muita confiança, mas talvez devido ao cansaço acumulado durante o combate, o movimento correu mal e Lesnar caiu de cabeça e pescoço no meio do tapete do ringue. Isto poderia ter causado danos sério em Lesnar, mas acabou por ser só um traumatismo e não o impediu de continuar a lutar.

(Brock Lesnar Botch ao tentar fazer o Shooting Star Press)

E vocês nossos leitores acompanharam esta rivalidade?

Quais os melhores momentos que guardam dos confrontos entre Brock Lesnar e Kurt Angle?

Quem merecia sair vencedor desta rivalidade?

Por esta semana é tudo e espero que tenham gostado, deixando-vos a questão…

Para vós, esta é uma rivalidade Esquecível ou Inesquecível?
Com tecnologia do Blogger.