Ultimas

NJPW Wrestle Kingdom 11 | Retrospectiva de Kazuchika Okada/Kenny Omega no PPV


Um dos eventos mais importantes e anuais produzido pela New Japan Pro Wrestling irĂ¡ ocorrer no tradicional dia 4 de Janeiro chamado Wrestle Kingdom 11, no qual conta com a defesa do IWGP Heavyweight Championship, em que o campeĂ£o Kazuchika Okada defende contra o vencedor do torneio anual G-1 Climax 26, Kenny Omega.

Para alĂ©m disso, tambĂ©m conta com a defesa do IWGP Intercontinental Championship, em que o campeĂ£o Tetsuya Naito defende contra Hiroshi Tanahashi e ainda a defesa dos NEVER Openweight Championship, no qual o campeĂ£o Katsuyori Shibata defende contra Hirooki Goto. Tudo isto e muito mais...

O card para este evento Ă© o seguinte:

______________________________________________
Card


IWGP Heavyweight Championship Match
Kazuchika Okada © vs. Kenny Omega

IWGP Intercontinental Championship Match
Tetsuya Naito © vs. Hiroshi Tanahashi

NEVER Openweight Championship Match
Katsuyori Shibata © vs. Hirooki Goto

IWGP Jr. Heavyweight Championship Match
KUSHIDA © vs. Hiromu Takahashi

IWGP Heavyweight Tag Team Championships
Three-Way Tag Team Match
Guerrillas Of Destiny (Tama Tonga & Tanga Loa) © vs. CHAOS (Tomohiro Ishii & Toru Yano) vs. Great Bash Heel (Togi Makabe & Tomoaki Honma)

ROH World Championship Match
Kyle O'Reilly © vs. Adam Cole

Singles Match
Cody vs. Juice Robinson

NEVER Openweight Six-Man Tag Team Championships
Four-Way Gauntlet Match
David Finlay, Ricochet & Satoshi Kojima © vs. Bullet Club (Bad Luck Fale, Hangman Page & Yujiro Takahashi) vs. CHAOS (Jado, Will Ospreay & YOSHI-HASHI) vs. Los Ingobernables de Japon (BUSHI, EVIL & SANADA)

IWGP Jr. Heavyweight Tag Team Championship Match
The Young Bucks (Matt & Nick Jackson) © vs. Roppongi Vice (Beretta & Rocky Romero)

Singles Match
Tiger Mask W vs. Tiger The Dark

Pre-Show
New Japan Rumble Match
Confirmados: Yuji Nagata, Manabu Nakanishi, Hiroyoshi Tenzan, Jushin "Thunder" Liger, Tiger Mask & Ryusuke Taguchi

____________________________________________________
Retrospectiva de Kazuchika Okada e Kenny Omega no PPV




Kazuchika Okada tem dominado a New Japan desde que retornou dos EUA em 2012. Nesse curto perĂ­odo, venceu o G1 Climax duas vezes e o IWGP Heavyweight Championship quatro vezes e jĂ¡ estĂ¡ entre os 4 homens com mais tempo cumulativo como campeĂ£o. Sem dĂºvidas, nesse curto perĂ­odo jĂ¡ se tornou um nome que serĂ¡ lendĂ¡rio na New Japan.

No entanto, nesse ano Okada tem um desafio novo. Um homem que foi para a New Japan com um objetivo em mente; estar no topo. Omega definitivamente tambĂ©m estĂ¡ determinado a se estabelecer com um dos maiores nomes do wrestling, ter uma das melhores lutas de todos os tempos e, mais importante, se tornar IWGP Heavyweight Champion.

Kenny Omega

> Idade: 33 anos
> Grupo: Bullet Club
> Finisher: One Winged Angel
> 3 participações no WK
> Recorde no WK (VitĂ³rias-Derrotas-Empates): 1-2-0
> Conquistas no WK: 
   -IWGP Jr. Heavyweight Championship (2015)

Apesar de estar no "main event" do evento, Omega Ă© um dos lutadores presentes no WK11 com o menor histĂ³rico no Tokyo Dome. Ele estreou no show em 2011, no WKV, num combate de equipes "dark" ao lado de Taichi contra Koji Kanemoto e Ryusuke Taguchi. Parece irrelevante? Pois Ă© mesmo. Omega nĂ£o era nem um lutador da NJPW em tempo integral. Seu time saiu derrotado de um combate preliminar.

Na sua prĂ³xima ediĂ§Ă£o, as coisas jĂ¡ foram um pouquinho diferentes. Ele assinou um contrato com a New Japan e se juntou ao Bullet Club como um Junior Heavyweight (tambĂ©m conhecido como Cruiserweight em outras empresas) no fim de 2014 e, no WK9 em janeiro de 2015, Kenny derrotou Ryusuke Taguchi pelo IWGP Junior Heavyweight Championship.

Foi uma luta relativamente agradĂ¡vel, apesar de estar repleta de comĂ©dia, como a memorĂ¡vel ocasiĂ£o na qual Omega sodomiza Taguchi com uma bandeira. Omega pode ter se tornado campeĂ£o, mas foi na divisĂ£o de Juniors, e esse nunca foi o objetivo dele na NJPW.


No WK10 em 2016, Kenny perdeu o cinturĂ£o que ganhou no ano anterior para KUSHIDA. Foi um combate muito bom que marcou duas coisas: a solidificaĂ§Ă£o de KUSHIDA como o “ace” da divisĂ£o Jr. Heavyweight e o fim da passagem de Omega por essa divisĂ£o.

No dia seguinte, Kenny Omega expulsou AJ Styles do Bullet Club, se tornou o novo lĂ­der e anunciou que ia subir para a divisĂ£o Heavyweight. Pouco tempo depois Kenny Omega venceu o IWGP Intercontinental Championship, no entanto ele perdeu o cinturĂ£o para Michael Elgin logo antes do torneio G1 Climax, algo que muitos consideraram uma surpresa.

Durante o G1, a maioria das conversas sobre Omega nĂ£o destacavam sua boa performance, mas tratavam dos rumores de que Omega perdera o Intercontinental Championship pois estava de saĂ­da da empresa num futuro prĂ³ximo, teoricamente para se juntar Ă  WWE.

No entanto, esses boatos sĂ³ aumentaram a surpresa de todos no fim do Climax. No Ăºltimo dia de competiĂ§Ă£o do Bloco B, Kenny Omega derrotou o grande favorito para vencer o torneio inteiro, Tetsuya Naito, nĂ£o apenas garantindo passagem para a final mas tambĂ©m proporcionando um dos melhores combates do ano.


Na final do torneio, Kenny derrotou o notĂ³rio perdedor de longa data Hirooki Goto e se tornou o primeiro "gaijin" (lutador que nĂ£o Ă© japonĂªs) a vencer o G1 Climax. Em uma ascensĂ£o surpreendente, Omega vai de perdedor numa luta pelo IWGP Jr. Heavyweight Championship para desafiante pelo IWGP Heavyweight Championship no "main event" do Wrestle Kingdom 11!

É muito justo dizer que sĂ³ agora Omega estĂ¡ atingindo o seu potencial completo. Quando assinou com a NJPW, o que Kenny queria era se tornar o gaijin principal da empresa, tomando o lugar do antigo lĂ­der do Bullet Club AJ Styles e possivelmente sendo uma estrela ainda maior que ele.


No Wrestle Kingdom 11, no Tokyo Dome, ele terĂ¡ essa chance. Ele vai estar no "main event" contra um dos melhores, o IWGP Heavyweight Champion, Kazuchika Okada. Vai ser a maior participaĂ§Ă£o de Omega no Tokyo Dome e nĂ£o sĂ³ isso, como o dia mais importante da vida dele.

Kazuchika Okada

> Idade: 29 anos
> Faction: CHAOS
> Finisher: Rainmaker Lariat
> 8 participações no WK
> Recorde no WK (VitĂ³rias-Derrotas-Empates): 3-5-0
> Conquistas no WK: Nenhuma

O histĂ³rico de Okada no Wrestle Kingdom jĂ¡ Ă© diferente. O começo Ă© semelhante; Okada debutou no WKIII em 2009 em uma "dark match", onde ele e seus parceiros Mitsuhide Hirasawa e Nobuo Yoshihashi perderam para Milano Collection AT, Minoru Tanaka e Taichi Ishikari.

No ano seguinte estava na primeira luta do evento, mas também estava no lado perdedor de uma 6 man tag junto de Jushin Liger e Koji Kanemoto contra Mitsuhide Hirasawa, Super Strong Machine e Wataro Inoue. No WKV em 2011, ele e Hirooki Goto perderam para Takashi Sugiura e Yoshihiro Takayama.

Esse começo modesto Ă© comum Ă  todos os lutadores japoneses, pois no inĂ­cio de suas carreiras sempre passam pela fase de “young lion”, um lutador novato com "attire" simples que sempre perde, com rarĂ­ssimas exceções.



Depois disso, os lutadores vĂ£o para uma excursĂ£o em outros paĂ­ses e voltam como competidores normais. Foi isso que aconteceu com Okada em 2011: foi de excursĂ£o para a TNA e voltou no fim do ano como o “Rainmaker”, demonstrando uma personalidade muito arrogante.

Para Okada, o WKVI foi um divisor de Ă¡guas. Com seu novo personagem, ele derrotou YOSHI-HASHI em uma luta... meio ruim, na verdade. Mas, no fim do show, ele interrompeu a comemoraĂ§Ă£o apĂ³s a vitĂ³ria do IWGP Heavyweight Champion Hiroshi Tanahashi e o desafiou para um combate pelo cinturĂ£o no mĂªs seguinte.

Todos duvidavam de Okada, ele mal voltou da excursĂ£o, teve um combate ruim e jĂ¡ foi jogado no "main event"... mas deu certo. Ele teve vĂ¡rias lutas excelentes com Tanahashi e outros ao longo de 2012, e se estabeleceu como um dos principais lutadores da New Japan.

Prova disso Ă© a atuaĂ§Ă£o dele no WK7: apĂ³s vencer o G1 Climax de 2012, desafiou Tanahashi pelo IWGP Heavyweight Championship. Ele nĂ£o teve sucesso, mas teve uma das melhores lutas do ano e, no segundo show no Tokyo Dome apĂ³s voltar da excursĂ£o, jĂ¡ estava no "main event". A evoluĂ§Ă£o de Okada foi super rĂ¡pida.



No Wrestle Kingdom 8, Okada, IWGP Heavyweight Champion naquela altura, defendeu seu cinturĂ£o contra Tetsuya Naito. EntĂ£o, teria ele tido dois "main events" consecutivos no Tokyo Dome? NĂ£o!

A luta pelo Intercontinental Championship naquele ano foi Hiroshi Tanahashi vs Shinsuke Nakamura e, num caso raro, a NJPW abriu uma votaĂ§Ă£o dos fĂ£s para decidir qual seria o "main event" e Okada vs Naito perdeu. Tanahashi, mesmo que estivesse em outro combate, impediu Okada de ter sua grande vitĂ³ria no "main event" do Wrestle Kingdom.

Outro ano passa, e a rivalidade entre Tanahashi e Okada continua com força total. Kazuchika Okada venceu o G1 Climax novamente em 2014, e no evento principal do Wrestle Kingdom 9 desafiou Hiroshi Tanahashi pelo cinturĂ£o, uma repetiĂ§Ă£o do "main event" de dois anos antes.


A luta foi ainda mais parecida do que o esperado, pois Tanahashi saiu vitorioso de novo! Okada saiu chorando do Dome naquele ano (algo que me fez rir muito, particularmente) e o Tanahashi ainda era o campeĂ£o e o “ace” da New Japan. Okada podia ter vencido o IWGP Heavyweight Championship e o G1 Climax vĂ¡rias vezes, mas a vitĂ³ria no "main event" do Wrestle Kingdom ainda lhe escapava.


As coisas mudaram de figura no WK10 apesar de tambĂ©m nĂ£o mudarem. Dessa vez, Hiroshi Tanahashi chegou no Tokyo Dome como o mais recente vencedor do G1 Climax para desafiar o campeĂ£o Kazuchika Okada. Em uma das melhores lutas de todos os tempos, Okada finalmente teve a grande vitĂ³ria sobre o seu maior rival no maior show do ano, se estabelecendo como o “ace” da NJPW e retendo seu cinturĂ£o.

O WK11 irĂ¡ ser a maior noite da carreira de Kenny Omega, e apesar da importĂ¢ncia nĂ£o chegar nesse nĂ­vel para Okada, o evento tambĂ©m Ă© primordial para ele. SerĂ¡ o primeiro Wrestle Kingdom sem o Tanahashi no "main event" em 6 anos, e o primeiro de Okada como o “ace” de fato. NĂ£o sei dizer o que vai acontecer, mas sei que esses dois tem potencial para terem um combate que serĂ¡ lembrada por muitos e muitos anos no WK11 dia 4 de janeiro.
Com tecnologia do Blogger.