Ultimas

Trono do Fã - Capitulo VI - G1 Climax 25

Sejam bem-vindos ao sexto capitulo do Trono do Fã. Antes de começar a escrever estava aqui a pensar em fazer um artigo sobre o Kevin Owens, mas lembrei-me que não o podia fazer. Eu sei que parece um completa loucura, mas no último capitulo eu tinha prometido que falaria sobre o maior torneio anual de wrestling: o G1 Climax. 

O pretendente ao WWE World Heavyweight Championship no maior show do ano da companhia de Vince McMahon é tradicionalmente decido na Royal Rumble, mas na Terra do Sol Nascente, a NJPW opta por realizar um torneio. Essa é uma das razões pelas quais este torneio é tão importante, pois o seu vencedor irá lutar pelo IWGP Heavyweight Championship. Outra razão, deve-se ao facto de esta ser uma tour fenomenal com alguns dos melhores combates do ano. Se brincarmos um pouco, isto é quase como um Mundial de Wrestling, só que feito todos os anos!



Eu sei que à primeira vista, isto pode parecer um artigo enorme, mas penso que é necessário para conter a informação suficiente para quem quer dar uma vista de olhos e não faz a mínima ideia de quem é quem na NJPW. 

Portanto, antes começar a falar vou só dar um resumo de como irá funcionar. Os participantes estarão divididos em dois grupos: o BLOCK A e o BLOCK B. E cada noite, irá funcionar quase como uma jornada de um campeonato de futebol, onde um lutador de cada BLOCK tem como adversário alguém do mesmo BLOCK. Cada vitória garante 2 pontos e cada empate garante 1 ponto. Obviamente que ninguém pontos com uma derrota. 

No Main Event da última noite, os vencedores de cada BLOCK irão enfrentar-se sendo que o vencedor ganhará o direito de enfrentar o IWGP Heavyweight Champion no WrestleKingdom, tal como já foi dito. Este será o G1 Climax mais longo na sua história e ao contrário daquilo que se passou no ano passado, cada noite será dedicada apenas a um só BLOCK.


BLOCK A


Togi Makabe [ Great Bash Heel]: Makabe é o mais recente NEVER Openweight Champion, tendo já sido IWGP Heavyweight Champion e vencedor deste torneio. Embora com 42 anos, Makabe não tenha o destaque que lhe foi dado em 2009-2010 , o Unchained Gorilla continua a ser um grande nome dentro da New Japan Pro Wrestling. Embora a idade possa sugerir o contrário, o japonês continua a ser um brawler que vale a pena seguir o seu trabalho e podem esperar combates bastante violentos  da parte deste veterano. 

Não há grandes possibilidades de Makabe sair daqui como o vencedor do BLOCK A, mas acredito perfeitamente que não irá terminar nos lugares debaixo. É verdade que foi isso que aconteceu no ano passado, mas este ano Makabe é um campeão e a NJPW têm por habito valorizar os seus campeões.

Combates Recomendados: vs. Katsuyori Shibata ( 26/Jul/15) ; vs. Hiroshi Tanahashi (11/Ago/15) ; vs. AJ Styles( 5/ Ago/15);


Hiroyoshi Tenzan: Infelizmente, o seu corpo há já um tempo que começa a demonstrar os efeitos de uma carreira nesta industria. Dito isto, não me lembro de nada de memorável produzido por ele e por isso mesmo, acabo quase sempre por saltar os combates dele. Mas a verdade é que este homem já esteve no topo da NJPW e já se sagrou por quatros vezes IWGP Heavyweight Champion e foi por três vezes vencedor deste torneio. 

Actualmente é o actual NWA World Heavyweight Championship, o que acaba por ser um pouco irónico. Não irão perder nada de saltarem os combates dele.


Toru Yano[CHAOS]: Este membro da CHAOS pertence ao fundo do roster da NJPW e é retratado um pouco como um imbecil. Provavelmente será ele o responsável para trazer alguma comédia neste torneio, por isso se quiseres desanuviar  um pouco de inúmeras horas de wrestling talvez queiras dar uma olhadela aos combates dele.

Não estava à espera que estivesse no grupo de Hiroshi Tanahashi depois desta rivalidade que ocupou o ás da New Japan desde que perdeu o IWGP Heavyweight Championship para Styles. Não vou aconselhar nenhum combate em particular, mas é provável que os combates frente aos principais candidatos do BLOCK seja divertidos, pois Yano irá trazer uma série de truques sujos para conseguir a vitória.


Doc Gallows [Bullet Club]: Com apenas 31 anos, Gallows já fez parte de três stables importantes de três companhias diferentes. Eu olho para ele e ainda o consigo ver com algum potencial,apesar de ser quase como o parceiro grande e irrelevante de Karl Anderson. Em 2015, não me recordo de nada de especial vindo dele, mas a sua feud com os Kingdom irá ficar marcada pelas piores razões e será sem dúvida uma séria candidata a "Pior Rivalidade do Ano".

Provavelmente vou-me arrepender mas vou aconselhar os combates que irá ter com outros membros do Bullet Club. Nem sem porque estou a fazer isto, porque Fale vs Gallows foi dos piores combates do G1 Climax do ano passado. Talvez seja apenas para ver como a NJPW irá bookar estes combates. Ou masoquismo.

Combates Recomendados: vs. Bad Luck Fale ( 26/Jul/15) ; vs. AJ Styles ( 2/Ago/15);


Bad Luck Fale[Bullet Club]: Talvez o membro do Bullet Club que foi perdendo mais relevância com a saída com a saída de Devitt. Também não ajuda ter um tamanho enorme e não ter grande intensidade e parecer altamente pachorrento. No ano passado, chegou a derrotar Nakamura e a sagrar-se IWGP Intercontinental Champion mas isso foi apenas para tornar o torneio mais interessante e imprevisível, pois Shinsunke sem um titulo era automaticamente um forte candidato a vitória. 

Este ano esteve envolvido com Okada após o WrestleKingdom, mas foi essencialmente porque a NJPW colocar o jovem da CHAOS como o heroi que bate no fundo para voltar a reerguer-se. Obviamente que Fale estará muito longe de poder vir a ser considerado um dos MVP deste torneio ou um candidato à vitória. 

Também "recomendo" os seus combates contra membros do Bullet Club pelas razões que expliquei anteriormente,

Combates Recomendados: vs. Doc Gallows ( 26/Jul/15) ; vs. AJ Styles (11/Ago/15);


Tetsuya Naito: Quem leu a minha analise ao Dominion sabe que eu elogiei baste este heel turn, até porque ele estava a perder imenso espaço. Tem sido assim, desde que venceu o G1 Climax 23. Por vezes há alturas onde parece que ele ia finalmente subir no roster, mas para além desses momentos serem raros eram também muito pouco convincentes.

Agora, com 19 eventos Naito têm a oportunidade de estabelecer-se como um dos top heels da companhia. Já sabemos que ele é um atleta fenomenal e que é capaz de dar excelentes combates com AJ Styles, Hiroshi Tanahashi ou Kota Ibushi e o seu confronto com Shibata será também interessante devido ao contraste de estilos. Naito é sem dúvida um dos wrestlers a seguir neste torneio, até porque o G1 Climax 25 pode ser um momento decisivo na carreira do Stardust Genius.

Combates Recomendados: vs. Katsuyori Shibata( 24/Jul/15); vs. Hiroshi Tanahashi ( 26/Jul/15); vs. AJ Styles ( 29/Jul/15); vs. Kota Ibushi (5/Ago/15); 


Katsuyori Shibata: No ano passado Shibata foi sem dúvida uma das principais figuras do seu BLOCK e este ano deverá acontecer o mesmo. Se gostam de combates extremamente físicos têm de ver os combates deste homem. Apesar de Shibata e Tanahashi não serem propriamente os melhores amigos, as últimas batalhas entre ambos têm sido bestiais e como esse é seguramente um combate a não perder neste BLOCK A.  Mas logo no começo deste torneio, a NJPW dá-nos um combate que está a gerar bastante curiosidade. Shibata irá enfrentar o ás do Bullet Club logo na primeira noite!

Parecendo que não este é um BLOCK complicado. Existem uns quantos wrestlers que podem sair daqui vencedores e garantir o seu lugar no Main Event da última noite no torneio. Shibata está nesse leque de lutadores, por isso não ficaria escandalizado caso ele acabasse em 1º lugar.
Ainda assim, acho que o mais provável é que Shibata seja um dos oponentes de Goto pelo  IWGP Intercontinental Championship do seu parceiro num dos eventos após o G1 Climax e por isso mesmo não acredito na vitória dele neste torneio.

Combates Recomendados: vs. AJ Styles (20/Jul/15); vs. Tetsuya Naito ( 24/Jul/15); vs. Togi Makabe (26/Jul/15);


Kota Ibushi: Kota Ibushi começou o ano da melhor forma, naquele que é para mim o Combate do Ano até ao momento. É verdade que não saiu vencedor, mas saiu altamente valorizado e fica a ideia que o antigo IWGP Junior Heavyweight Champion irá encontrar também o sucesso na Divisão de Heavyweights. E pouco tempo depois, Ibushi vence a New Japan Cup e com isso desafia AJ Styles pelo IWGP Heavyweight Champion. Ibushi perde novamente e isto serve essencialmente para reforçar aquilo que foi conseguido no combate do WrestleKingdom: fazer com que o momento em que Ibushi conquiste um titulo tenha muito mais impacto.

Não acho que a NJPW arrisque e faça com que Kota Ibushi seja o vencedor do torneio e parte do Main Event do WrestleKingdom, mas vejo com bons olhos um reencontro entre ele e um determinado senhor do BLOCK B na final deste torneio. Existe é a garantia que Ibushi dará bons combates neste torneio e será sem dúvida uma das principais atracções.

Combates Recomendados: vs. Kota Ibushi( 20/Jul/15); vs. AJ Styles(26/Jul/15); vs Tetsuya Naito(5/Ag/15);


Hiroshi Tanahashi: Ora, Tanahashi começou o ano com um defesa frente ao seu rival Okada e mais tarde haveria de perder o titulo para AJ Styles. Tanto um combate como o outro estão seguramente na lista de melhores combates do ano. Mas depois disso, Tanahashi ficou "empatado" numa rivalidade com Toru Yano. Então embora pareça um ano calmo, Tanahashi pode muito bem sair daqui com uns quatros combates candidatos a combate do ano. Se alguém é capaz de o fazer é ele.

Eu não sou o maior fã dele, simplesmente porque ele é bom demais naquilo que faz. É uma razão estúpida para não gostar de alguém, eu sei. Consegue ter excelentes combates com qualquer  wrestler e está perfeitamente à vontade para ter praticamente todo o tipo de combates. Não é surpresa que seja ele o top guy da NJPW. 

Como tal, ele é sem dúvida um forte candidato a vencer isto, especialmente se a NJPW tiver planeado manter Okada como campeão até ao WrestleKingdom. Isto porque o Main Event do WK veio apenas provar que a história entre estes dois lutadores ainda não está terminada. Para isso, o homem com mais reinados como IWGP Heavyweight Champion terá de superar lutadores esfomeados como Ibushi, Naito, Shibata e conseguir vingar-se de AJ Styles.

Combates Recomendados: vs. Kota Ibushi ( 20/Jul/15) ; vs. Tetsuya Naito ( 26/Jul/15); vs. Katsuyori Shibata ( 8/ Ag/15); vs. Togi Makabe ( 11/ Ago/15); vs. AJ Styles ( 14/Ago/15);


AJ Styles[Bullet Club]: No final de 2013, o impossível acontece e AJ Styles deixa a companhia da qual fez parte durante praticamente toda a carreira. Mas é em 2014, que o Phenomenal One prova que a TNA voltou a fazer uma tremenda asneira. Styles torna-se no maior agente livre da industria, tem uma adaptação fantástica ao puroresu, tem um G1 Climax 24 fantástico sendo provavelmente o MVP do torneio onde têm aquele que é considerado pela WON o combate do ano . 

Enquanto que a NJPW é bem sucedida em estabelecer AJ Styles como o seu top heel, a TNA têm a "brilhante" ideia de tornar Dixie Carter no ponto central da TNA. Isto é semelhante ao caso JVP - Vale e Azevedo, só que a TNA conseguiu ir ainda mais longe no que toca à idiotice. 

No final de 2014, AJ Styles e Shinsuke Nakamura são sem dúvidas as duas figuras que mais brilharam no wrestling.

Em 2015, Styles sagra-se novamente IWGP Heavyweight Champion e quer no Invasion Attack, quer no Dominion prova que pode ser um top draw da NJPW. Se a maioria dos membros do Bullet Club parece tornarem-se cada vez mais stale e irrelevantes aos olhos do público japonês, AJ Styles parece resistir a essa tendência e cimentar-se como uma das figuras principais da NJPW. Até onde pode ir o ás do Bullet Club? Bem, caso AJ fosse japonês acreditaria bastante na sua vitória! Como não o é o caso acredito que acabará na melhor das hipóteses por ser o finalista vencido.

Combates Recomendados: vs. Katsuyori Shibata ( 20/Jul/15); vs. Kota Ibushi (26/Jul/15); vs. Tetsuya Naito(29/Jul/15); vs. Doc Gallows (2/Ago/15); vs. Bad Luck Fale (11/Ago/15); vs. Hiroshi Tanahashi ( 14/Ago/15);



BLOCK B


Hirooki Goto: Chegamos finalmente ao BLOCK B e começamos também com um campeão. Goto é o novo IWGP Intercontinental Champion e acredito que o Wild Samurai mantenha o segundo titulo principal da NJPW durante um bom tempo. Dito isto, não acredito que Goto saia sequer do torneio como vencedor do BLOCK B, mas é bem provável que esteja entre as quarto primeiras posições. 

Se ainda não são grandes fã de Hirooki Goto, obviamente que após acompanharem determinados dele neste torneio que isso irá mudar. No ano  passado, Goto conseguiu ter um dos melhores confrontos do ano frente a Ishii, o último Nakamura vs. Goto foi realmente muito bom e acredito que o novo Campeão Intercontinental têm uma boa química com Karl Anderson. O seu combate com Okada deverá igualmente interessante e será giro ver os dois campeões principais da NJPW frente a frente. Não percam esses combates.

Combates Recomendados: vs. Karl Anderson (25/ Jul/15); vs. Kazuchika Okada (1/Ago/15); vs. Shinsuke Nakamura ( 4/Ago/15);vs. Tomohiro Ishii(9/Ago/15); vs. Yuji Nagata(15/Ago/15);


Satoshi Kojima: Vou ser brutalmente honesto, eu não tenho por habito ver muitas das coisas do Kojima e o mais provável é não ver nada dele no torneio. Mas é um veterano com uma grande carreira e que ainda é perfeitamente capaz dentro do ringue. Caso não queiram ver nada dele no G1, pelo menos vejam isto. 

Combates Recomendados: vs. Yuji Nagata(9/Ago/15);


Yuji Nagata: Nagata é provavelmente um dos meus veteranos favoritos que estão ainda no activo.Isso deve-se principalmente ao facto de Nagata conseguir ser ainda um lutador consistente e de topo quando é preciso.  Nagata é daqueles senhores que reside na Suplex City, mas para além disso é capaz de demonstrar joelhadas e pontapés impressionantes.

Não existem sequer chances de Yuji Nagata voltar a vencer o G1 Climax mas é possivel que esta lenda do puroresu seja capaz de dar bons combates.

Combates Recomendados: vs, Tomoaki Honma(23/Jul/15); vs. Shinsuke Nakamura(25/Jul/15); vs. Tomohiro Ishii (4/Ago/15); vs. Hirooki Goto (15/Ago/15);


Tomoaki Honma[ Great Bash Heel]: HONMANIA!!! Honma é um jobber da NJPW mas não se deixem enganar pois o japonês é um dos lutadores mais underrated no mundo e consegue ficar bastante over em praticamente todos os combates! Quando vence, o público explode!

A probabilidade de Honma estar entre os últimos lugares do seu BLOCK é muito alta, mas não saltem os combates deste lutadores. Especialmente quando estiver frente a frente com o Ishii. Os seus últimos combates têm recebido grandes criticas, sendo que a última batalha é um dos dois five-star matches deste ano.

Combates Recomendados: vs. Yuji Nagata (23/Jul/15); vs. Kazuchika Okada (26/Jul/15); vs. Shinsuke Nakamura (9/Ago/15); vs. Tomohiro Ishii (12/Ago/15);


Michael Elgin: A surpresa do torneio. Talvez há um ano atrás achasse imensa piada à adição do canadiano, mas desde que perdeu o RoH World Championship que se foi um "pouco" abaixo. Apesar de não estar felicíssimo com a presença de Elgin será curioso ver onde a NJPW encaixará uma das figuras principais da ROH e vê-lo em acção contra nomes como Okada ou Ishii.

Combates Recomendados: vs Kazuchika Okada ( 23/Ago/15); vs. Tomohiro Ishii ( 15/Ago/15);


Karl Anderson[Bullet Club]: Estou a ter dificuldades em recordar-me da última coisa interessante vinda de Karl Anderson. Se com o seu parceiro isso é um pouco tolerável, Anderson não deve ser desculpado até porque ele tinha ( ou têm) muitas das qualidades necessárias para ser um Main Eventer. Portanto o Machine Gun têm aqui uma oportunidade de voltar a ser o mais relevante possivel.

No ano passado achei imensa piada ao seu combate com AJ Styles, por isso fico um pouco curioso para o seu confronto com Yujiro Takahashi. O seu choque com Okada e Goto deverá ser igualmente interessante. 

Combates Recomendados: vs. Hirooki Goto (25/Jul/15); vs. Kazuchika Okada (4/Ago/15); vs. Yujiro Takahashi (12/Ago/15);


Yujiro Takahashi[Bullet Club]: O "gaijin" do Bullet Club. Pessoalmente não sou grande fã de Yujiro, nem da sua gimmick. Não é que seja mau, simplesmente ele não me cativa. Ainda assim talvez seja giro acompanhar os combates dele contra membros da sua última stable  CHAOS) ou vê-lo em acção frente a Karl Anderson.

Combates Recomendados: vs. Tomohiro Ishii (25/Jul/15); vs. Karl Anderson(12/Ago/15);


Tomohiro Ishii[CHAOS]: Pequeno. Badass. Sem problemas em lidar com dor. O nº3 da CHAOS é quase como o Wolverine Japonês. Não vou dizer que seria o Wolverine Canadiano. Espero que não estejam a pensar em ninguém em particular, porque o Logan é canadiano.

Voltando ao quase quarentão que está na melhor forma da sua vida, Ishii foi a principal figura responsável pela valorização do NEVER, mas não pode ficar para sempre ligado a esse titulo. Isto poderia ser um sinal que Ishii fosse considerado um dos candidatos à vitórias, mas infelizmente não é o caso. Não fiquemos tristes, podemos ser assistir a bons combates vindos deste brawler.

Combates Recomendados: vs. Yujiro Takahashi(25/Jul/15); vs. Shinsuke Nakamura(1/Ago/15); vs. Yuji Nagata (4/Ago/15); vs. Hirooki Goto(9/Ago/15); vs. Tomoaki Honma ( 12/Ago/15); vs. Michael Elgin(15/Ago/15);





Shinsuke Nakamura[CHAOS]: Este BLOCK B sofre de um problema. Eu só consigo ver Shinsuke Nakamura a vencer o BLOCK. Aliás, Nakamura por si só é o grande favorito à vitória do G1 Climax 25, não fosse o King of Strong Style o homem mais over na NJPW e faria bastante sentido estar no Main Event do Wrestle Kingdom. Para além disso, Shinsuke perdeu recentemente o seu IWGP Intercontinental Championship o que aumenta ainda mais probabilidade de sair daqui vencedor do torneio.

O líder da CHAOS têm neste BLOCK uma série de confrontos interessantes, seja com o mais recente campeão Intercontinental ou o seu grande buddy, Ishii. Mas o maior destaque vai obviamente para a reedição da final do ano passado.

Eu continuo à espera do seu combate com AJ Styles. É pedir muito se for já dia 16 de Agosto?

Combates Recomendados: vs. Yuji Nagata (25/Jul/15); vs. Tomohiro Ishii(1/Ago/15); vs. Hirooki Goto( 4/Ago/15); vs. Tomoaki Honma (9/Ago/15); Kazuchika Okada(15/Ago/15);




Kazuchika Okada[CHAOS]: Após o WK assistimos ao downfall daquele que será um dia o ás da NJPW.Essa história terminou e Okada está de novo no topo, sendo o mais recente IWGP Heavyweight Champion. Se não estou em erro, nenhum IWGP Heavyweight Champion venceu o G1 Climax. Isso aliado ao facto do Rainmaker ter vencido a última edição ao derrubar Nakamura na final, afasta o jovem japonês da lista de prováveis vencedores do torneio. Se não viram o combate, vão ver! Claramente um dos melhores combates de 2014.Basta clicarem aqui!

Ainda assim, Okada terminará muito provavelmente nos primeiros lugares do BLOCK B e não está totalmente afastada a hipótese de fazer história ao sair do torneio vencedor.

Combates Recomendados: vs. Michael Elgin (23/Ago/15);vs. Tomoaki Honma(26/Jul/15); vs. Hirooki Goto(1/Ago/15); vs. Karl Anderson(4/Ago/15); vs. Tomohiro Ishii(7/Ago/15); vs. Shinsuke Nakamura(15/Ago/15);

 Os últimos G1 Climax foram espectaculares, e este é igualmente promissor. A verdade é que se este correr como esperado, a NJPW muito provavelmente irá garantir que será mais uma vez a melhor companhia de wrestling à face da Terra. 

Pronto, e é tudo aquilo que tenho para contar neste sexto capitulo. Peço desculpa, sei que ficou demasiado longo. Não posso garantir que falarei do Kevin Owens no Capitulo VII mas garanto que será mais curto. Até lá, gostava de contar com a vossa presença no FPW ou pelo menos contar com a vossa opinião sobre este G1 nos comentários!



Com tecnologia do Blogger.