Ultimas

Análise: NJPW Dominion 7.5 in Osaka-jo Hall

Desta vez, trago-vos uma analise diferente do habitual. Supostamente deveria ter visto e analisado o Beast in the East. A verdade é que ainda nem sequer vi o evento com a excepção do combate pelo NXT Championship. E não deverei ver muito mais. Não me levem a mal, eu estou sempre entusiasmado para ver Brock Lesnar, mas o Dominion era realmente o show mais importante que teve lugar no último fim de semana. Apesar de a maioria dos confrontos serem um pouco previsíveis, a verdade é que o card é extraordinário e como tal acabei por não resistir e embarquei nesta viagem de 4 horas de wrestling.



Yuji Nagata,Rysuke Taguchi, Mascara Dorada, Manabu Nakanishi,Sho Tanaka vs Jushin "Thunder Liger, Hiroyoshi Tenzan, Satoshi Kojima, Tiger Mask, Yohei Komatsu


Toda a gente sabia que não haveria de sair nada de espectacular disto, mas ainda assim, conseguiu cumprir muito bem o seu papel. É preciso relembrar que neste combate estão pessoas que já passaram o seu prime enquanto outros que ainda estão longe de o atingir, mas mesmo com o curto tempo dado conseguiram entreter o público. Se não estou em erro, a maioria dos intervenientes acabou por ter um tempo de destaque, mas obviamente que houve brilhasse mais.
Pessoalmente, gostei do tempo em que Kojima e Nagata partilharam o ringue, contudo também acabei daquilo que Mascara Dorada e Komatsu nos ofereceram.

Rating: **1/2

IWGP Junior Heavyweight Tag Team Championship: Young Buck (c) w/ Cody Hall vs reDRagon vs Roppongi Vice



Eu acho que a divisão júnior de tag team é a coisa mais stale que a New Japan tem para oferecer nos últimos 2 anos, embora com as saídas dos Forever Hoolingans e dos Time Splitters e com as entradas dos reDRagon e dos Roppongi Vice, as coisas acabaram por tornarem-se menos monótonas. Ainda assim, vai dar ao mesmo, até porque já vimos praticamente tudo o que os Bucks e os reDRagon podem fazer juntos no último ano na RoH e o Rocky Romero estava nos Forever Hooligans.

Apesar de os intervenientes, o ritmo, o estilo de combate e os próprios spots serem praticamente os mesmo, estes combates são sempre bastante divertidos e ninguém poderá dizer que não fica entretido ao ver uma coisa destas. Há mérito para os 6 homens envolvidos nisto, mas há que acrescentar alguma frescura a esta divisão.


Rating: ***1/2


Tetsuya Naito & Tomoaki Honma vs Yujiro Takahashi & Bad Luck Fale



Acredito que Naito era suposto estar na quarta posição enquanto Main Eventer da NJPW atrás de Tanahashi, Okada e Nakamura, mas as coisas não lhe correram bem após o G1 Climax 23. E com a chegada de AJ Styles e com esta transição de Ibushi para a divisão Heavyweight ele acaba por tornar-se ainda mais irrelevante. Então este heel turn de Naito é muito inteligente. Tal como foi inteligente coloca-lo com Homna, o wrestler mais underrated no mundo e um dos mais acarinhados pelo público, contra dois membros do Bullet Club. Até o local é ideal, pois Osaka é conhecida por desprezar Naito.

Tal como seria de esperar o Honma fica bastante over em pouco tempo, enquanto Naito prefere ignorar o seu parceiro durante a maior parte do combate deixando-o completamente à mercê dos membros do Bullet Club. Quando finalmente o Stardust Genius entra no combate por mais espectacular que ele seja, o público não se esquece do seu comportamento e mostra-lhe o seu descontentamento. Para Naito sair do combate, Honma tem de realizar um tag forçado tal como fizera anteriormente, pois Naito simplesmente não quer saber de Honma. No final, Honma conseguir atingir Takahashi com o seu KOKESHI em Yujiro Takahashi. Bom storytelling.

Este heel turn veio mesmo na altura certa e acredito que após o G1 Climax, Naito seja dos top heels da NJPW. 

Rating: ***

Katsuyori Shibata vs Kazushi Sakuraba


Eu adoro quase tudo o que o Shibata faz, mas por vezes ele acaba por ser um pouco repetitivo, pois os combates deles são praticamente sempre iguais. E não é raro ficar desiludido com o Sakura tal como aconteceu com o seu combate com o Suzuki no WrestleKingdom deste ano, ao ficar um bocadinho aquém das minhas expectativas. Mas foda-se, amei isto! Sakuraba e Shibta são dois nomes ligados ao mundo do MMA. Sakuraba é uma lenda, enquanto Shibata está muito muito muito longe disso. 


Mas há  mais em comum entre eles. Ambos regressaram à NJPW na mesma altura, sendo que Sakuraba é também uma espécie de mentor de Shibata. Então, num combate recheado de coisa absolutamente stiff, submissões, testosterona e suor, Shibata alcança esta vitória antes de entrar no G1 Climax 25, mas demonstra o seu respeito por Sakuraba antes de sair de cena. Acho que se tivesse mais tempo, dificilmente conseguiria ter o mesmo impacto e qualidade.

Rating: ****1/4

IWGP Junior Heavyweight Championship: Kenny Omega (c) w/ Young Bucks vs KUSHIDA


Um ano após ter perdido a final do BOSJ para Ricochet(aka Prince Puma) num dos combates do ano de 2014. Este ano KUSHIDA ultrapassa O'Reilly na final do BOSJ, sendo que também este combate estará até ao final do ano na lista de candidatos a combate do ano. Ora isto deu-lhe direito a enfrentar Kenny Omega pelo IWGP Junior Heavyweight Championship. Mas ainda há mais, Ricochet veio recentemente desafiar o vencedor deste combate, o que torna as coisas ainda mais interessantes!!!

Após os primeiros minutos, ia jurar que ia apenas assistir a um combate sem grande história mas recheado de spots mágicos. Mas não! Passado pouco tempo, a verdadeira magia começou. Kenny Omega começa a atacar o joelho de KUSHIDA de mil e uma maneiras possíveis que apenas alguém doentio e demente se poderia lembrar. Isto sem nunca esquecer os maneirismos e as provocações típicas da sua personagem. Já KUSHIDA numa excelente perfomance mostra que melhorou imenso, especialmente no que toca ao selling e ao storytelling. Vender bem é muito mais do que fazer bumps espectaculares e dois minutos depois estar a combater como se determinado membro nunca tivesse sido atingido. KUSHIDA vende o dano no joelho durante todo o combate, das maneiras mais subtis possíveis. E enquanto tenta sobreviver e ultrapassar as barreiras, KUSHIDA começa a explorar o braço de Omega. O final é genial e têm em conta aquilo que se passa em todo o combate, Omega tenta usar o seu One Winged Angel, mais eis que KUSHIDA prende rapidamente o seu hoverboard lock ( Kimura) que após uma tentativa de resistência desesperada de Omega garante a vitória ao japonês! Arte!



WOOW! Isto foi fenomenal! Inicialmente, estava um pouco desiludido com o reinado de Kenny Omega, mais isto compensa tudo. A divisão de júnior estava a precisar de um novo ás após a saída de Devitt e da mudança de Ibushi para o plantel Heavyweight e com este excelente booking e com as recentes perfomances de KUSHIDA parece que está encontrada a nova figura principal da divisão de juniores.

Rating: ****1/2

NEVER Openweight Championship: Togi Makabe(c) vs Tomohiro Ishii



No ano passado, Ishii conquistou o NEVER Openweight Championship e partir daí, tanto ele como o excelente booking da NJPW trataram de elevar este titulo. Isto porque todos os combates em que o NEVER estava envolvido passaram a interessar. Mas os dias de Ishii enquanto campeão chegaram ao fim, quando Makabe tornou-se no obstáculo a ultrapassar no WrestleKingdom. Claro, que Ishii ainda recuperou o titulo no New Beginning num clássico contra Honma( o titulo estava sem dono pois Makabe estava doente), mas todos sabíamos que o Ishii não teria por muito tempo o NEVER. É pena, especialmente se forem fanboys (como eu sou).
É daqueles combates combates que só irás ver se acompanhares puroresu. Altamente físico e recheado de fighting spirit . Tanto Makabe como Ishii sabem exactamente quando demonstrar dureza e quando vender os golpes. Não acompanhei o último confronto entre eles, mas com menos tempo no WrestleKingdom conseguiram fazer melhor.

Rating : ***1/2

IWGP Tag Team Championship: Kingdom ( Michael Bennett & Matt Taven w/Maria Kanellis) vs Bullet Club ( Karl Anderson & Doc Gallowsw/Anber Gallows)

Matt Taven não faz a ideia do porque de ter aparecido na NJPW. E muito menos faz a ideia do porque de ser campeão. Já o membro mais interessante dos Kingdom está em "casa". Nenhuma destas coisas faz sentido. Tal como não faz sentido esta feud. Completamente irrelevante e o público estava completamente a cagar-se para isto.

Comparando com a maioria dos combates, a qualidade deste combate é claramente inferior, sendo que ainda é explorada a fixação de Karl Anderson por Maria. Os Bullet Club recuperam os títulos, e pronto é isto. Sinceramente, também não estou feliz com esta reconquista. Estou só menos triste. Fingir que isto nunca aconteceu não é uma tarefa árdua.

Rating: **1/4 

Hiroshi Tanahashi vs Toru Yano



Após perder o titulo para AJ Styles, Tanahashi tem estado ocupado com Toru Yano. Esta rivalidade serve para nos lembrar que até o melhores podem acabar por perder para os mais insignificantes. Suponho que a maioria dos adeptos do Sporting sejam fãs desta rivalidade.

Falando do combate em si, num show com quase 5 horas de wrestling, isto acaba por ser uma brisa de ar fresco. Claro que quando Tanahashi se retirar do wrestling não olharemos para isto como um dos seus melhores combates mas a verdade é isto conseguiu cumprir o seu papel na perfeição.

Na realidade, até é Toru Yano a verdadeira estrela deste combate.Yano consegue cumprir o seu papel na perfeição, ao ser aquele imbecil que faz mil e um truques sujos e parvos para conquistar a vitória. No final, Tanahashi finalmente conquista o seu pinfall sem qualquer controvérsia para terminar esta rivalidade.

Rating: ***1/4

IWGP Intercontinental Championship: Hirooki Goto(c) vs Shinsuke Nakamura


Este rematch entre o Nakamura e  Goto era bastante importante, até porque era necessário cumprir dois grandes objectivos. Nakamura foi o responsável por elevar o prestigio deste titulo. Foi fenomenal. Aparentemente, os seus dias enquanto IWGP Intercontinental Champion chegaram ao fim e há grandes possibilidades de Nakamura ser o homem escolhido para vencer o G1 Climax 25 e consequentemente disputar o IWGP Heavyweight Championship no próximo Main Event do WrestleKingdom. Por isso era necessário que após este combate ele continuasse a parecer um verdadeiro ícone do wrestling. 
Também Goto precisava de parecer um verdadeiro top dog. Hirooki Goto está seguramente na lista de lutadores de topo da NJPW, mas a verdade é que pareceu que depois de inúmeras oportunidades, era difícil acreditar que ele faria parte da elite que teria uma run com um dos titulos principais. E embora  Goto tenha derrotado Nakamura no Wrestling Dontaku, a verdade é que Goto também precisava de uma grande exibição de modo a ser aceite como o novo Mr. IWGP Intercontinental Champion e um membro do topo da NJPW.



Meu Deus, o Nakamura entra neste combate como um ninja! Ao principio achei algo bastante lame, mas depois recordei-me que o Goto é o Wild Samurai. Se Shinsuke Nakamura é o lutador mais cool  e carismático no wrestling, Goto é seguramente dos mais badass e underrated. Mas tanto um como o outro são mestres no que toca ao storytelling dentro de um ringue. O combate é começa quase como um Main Event clássico, toda a emoção e o drama vai sendo gerado progressivamente e lentamente até tudo terminar num final verdadeiramente épico, onde os minutos finais são de uma intensidade tremenda. O objectivo inicial é cumprido, Nakamura continua a parecer ouro e Goto é estabelecido como parte da elite da NJPW sendo agora o novo dono e senhor do IWGP Intercontinental Championship.

Rating: ****1/4


IWGP Heavyweight Championship : AJ Styles (c) vs Kazuchika Okada




Cada vez que estes dois se encontram, a qualidade dos combates tem sido cada vez melhores. Acho muito difícil conseguirem superar aquilo que se passou em Osaka. Não é uma tarefa impossível, mas é algo extremamente difícil. Aliás, igualar a qualidade deste confronto será algo complicado. O combate começa com o resto do Bullet Club a tentar intervir de modo a favorecer o Phenomenal One até que o arbitro expulsa a stable de um modo surpreendente e altamente divertido. A partir daí, temos o futuro da NJPW a conseguir já superiorizar-se e a fazer de tudo para regressar ao topo da montanha. Já AJ Styles ocupou o papel de campeão heel que é levado ao colinho enquanto o Bullet Club esteve presente, mas que não deve que nunca deve ser subestimado mesmo após a expulsão da stable. Agora muito a sério, embora Seth Rollins seja espectacular ele precisa mesmo de dar uma vista de olhos naquilo que AJ Styles fez enquanto top heel da NJPW no último ano!! 



Tal como no último combate, eles vão construído o combate para terminar numa das melhores sequências que o wrestling já viu. Não só a atmosfera e o atletismo de cada wrestlers são excelentes  como toda a acção faz sentido. Dois grandes lutadores que ao final de um ano já se conhecem bem e sabem como reverter cada um dos principais golpes do seu oponente. Okada tenta castigar o homem responsável pelo fim do seu reinado com um segundo Rainmaker seguido, mas acaba assim por subestimar e permitir que AJ escape. Ainda assim, Okada não hesita e atinge mesmo Styles com o segundo Rainmaker que o recoloca no topo da NJPW. 

Num dos combates do ano, Okada após ter saído do WrestleKingdom completamente destroçado volta a sagrar-se campeão ao finalmente vencer o gaijin que terminou com o seu reinado. Acredito que este será o ponto de partida para que Kazuchika Okada se estabeleça enquanto a cara da New Japan Pro Wrestling, mas acredito que essa jornada só terminará quando o Rainmaker voltar a ultrapassar dois homens. Um é o seu "nemesis" e o actual ás da companhia, Hiroshi Tanahashi, e o outro será o líder da sua própria stable, Shinsuke Nakamura. O caminho de Okada está longe de terminar.

Rating: ****3/4

Bem, isto foi no mínimo fantástico. O evento é enorme, mas se fores um verdadeiro fã de wrestling puro acredito que vais amar este Dominion. A New Japan Pro Wrestling não tem só um roster fenomenal como possui também um booking espectacular, e como tal consegue numa noite produzir mais candidatos a combates do ano do que muitas companhias num ano inteiro. Claro que uma das coisas que ajudou ao sucesso deste PPV, foi o facto de alguns confrontos serem o capitulo definitivo das suas respectivas feuds.
Seguramente entre os três melhores shows do ano, juntamente com o WrestleKingdom 9 e a WrestleMania. Venha o G1 Climax 25!!

Combate da Noite: IWGP Heavyweight Championship AJ Styles vs Kazuchika Okada
Figuras da Noite: KUSHIDA - Okada
Nota PPV: 18, 25 / 20





























Com tecnologia do Blogger.