Ultimas

New Japan Pro Wrestling - Wrestle Kingdom in Tokyo Dome 8 - Antevisão | Segundo maior evento do ano com excelente card que promete bom wrestling. Vários ex-WWE presentes


A New Japan Pro Wrestling apresenta amanhã aquele que costuma ser a seguir da Wrestlemania da WWE o maior show do ano, o Wrestle Kingdom in Tokyo Dome. Esta oitava edição do evento tem dois main-events de luxo a liderar um evento cheio de combates intrigantes e defesas de títulos. Eis a antevisão do evento.....


Alinhamento do show

BUSHI, Captain New Japan, Hiroyoshi Tenzan & Tomoaki Honma vs. Jushin Thunder Liger, Manabu Nakanishi, Super Strong Machine & Tiger Mask

Four Way Match pelos IWGP Junior Heavyweight Tag Team Championships
The Young Bucks (Matt Jackson & Nick Jackson) (c) vs. Forever Hooligans (Alex Koslov & Rocky Romero) vs. Suzuki-gun (Taichi & TAKA Michinoku) vs. Time Splitters (Alex Shelley & KUSHIDA)

IWGP Tag Team Championships
Killer Elite Squad (Davey Boy Smith Jr. & Lance Archer) (c) vs. BULLET CLUB (Doc Gallows & Karl Anderson)

NWA World Heavyweight Championship
Rob Conway (c) vs. Satoshi Kojima

Daniel Gracie & Rolles Gracie vs. Kazushi Sakuraba & Yuji Nagata

Suzuki-gun (Minoru Suzuki & Shelton Benjamin) vs. The Great Muta & Toru Yano

King Of Destroyer Match
Bad Luck Fale vs. Togi Makabe

Hirooki Goto vs. Katsuyori Shibata

IWGP Junior Heavyweight Championship
Prince Devitt (c) vs. Kota Ibushi

Eis agora um olhar mais aprofundado aos dois main-events do show


IWGP Heavyweight Championship
Kazuchika Okada (c) vs. Tetsuya Naito

É sempre muito difícil regressar após uma lesão grave. Fisicamente, muitos atletas nunca mais são os mesmos. Mentalmente, há sempre o medo de uma nova lesão e dúvidas sobre um regresso na plenitude das capacidades. Para além disso enquanto se está afastado a recuperar da lesão, o desporto evolui e depois no regresso é difícil encontrar o seu lugar.

Para Tetsuya Naito, 2012 parecia ser o ano onde ia atingir o seu sonho de se sagrar IWGP Heavyweight Champion. Dois anos depois de regressar do México, ele vence Shinsuke Nakamura para se tornar o candidato principal. Apesar de ter perdido a luta pelo título, ele mostrou-se competitivo nos trinta minutos de combate e provou que pertencia a essas disputas.

No segundo semestre de 2012, o G1 Climax era o bilhete para nova title shot. Ele conseguiu grandes vitórias contra Okada e Nakamura logo a abrir o torneio mas nos últimos dias, tudo indicava que ele tinha lesionado a sua perna e assim os seus sonhos de uma title shot imediata no Wrestle Kingdom 7 esfumaram-se.

Naito tentou sobreviver à lesão mas isso somente durou dois meses pois Yujiro Takahashi terminou essa tentativa de ganhar momentum. No combate no King of Pro-Wrestling 2012, Yujiro focou-se em lesionar a perna de Naito vezes sem conta até que o árbitro decidiu terminar o combate. Yujiro ganhou uma title shot contra Tanahashi e Naito saiu de maca da arena para de imediato ser submetido a uma cirurgia correctiva. Naito permaneceria fora dos ringues até Junho de 2013.

Para Okada, 2012 não era suposto ser o seu ano. Arrogante e pertinente, a primeira coisa que Okada fez após ter regressado de uma fraca passagem pelos Estados Unidos foi desafiar Hiroshi Tanahashi pelo IWGP Heavyweight Championship, ao confrontá-lo após o main-event do Wrestle Kingdom 6 em Janeiro de 2012. O público pensou que era uma anedota este jovem petulante ter a audácia de desafiar Tanahashi. Um mês depois, ninguém em Osaka pensava que Okada tivesse chances mas ele derrotou Tanahashi para conquistar o título e conseguiu mantê-lo por quatro meses até o perder para Tanahashi no rematch.

No G1 Climax 2012, o mesmo torneio onde Naito se havia lesionado Okada saiu vencedor da competição para receber nova title shot. No caminho para o Wrestle Kingdom 7, Okada defendeu com sucesso o seu posto contra Hirooki Goto e Karl Anderson. Apesar de ter perdido para Tanahashi no Wrestle Kingdom 7, ele haveria de reconquistar o título e ter outro ano espectacular ao defender o título por seis ocasiões em 2013 antes do Wrestle Kingdom deste ano. Ele foi votado o MVP do ano pelo Tokyo Sports pela segunda vez consecutiva, o primeiro a fazê-lo em 25 anos. Ele mostra um trash talk impressionante e está sempre a subir na mesma medida que evoluiu no ringue.

Enquanto Okada ascende de um jovem arrogante para ser uma força dominante da companhia e conquistar títulos e torneios, forçando assim os fãs a respeitarem-no, tudo que Naito poderia fazer era reabilitar a sua perna.


O G1 Climax 2013 foi talvez o G1 Climax mais duro da história da New Japan. Hirooki Goto foi forçado a abandonar devido a um maxilar partido. Hiroyoshi Tenzan foi pelo mesmo caminho com costelas partidas. Satoshi Kojima teve de terminar a competição com ligaduras. O roster precisou de alguns meses para recuperar da brutalidade. Após dois meses de ter regressado, Tetsuya Naito foi o homem a vencer o torneio ao bater Karl Anderson e Hiroshi Tanahashi no último dia. A vitória foi a culminação de um grande trabalho. O G1 Clímax é o segundo maior evento anual da New Japan e vence-lo é um feito destinado a poucos. Para Naito era o seu bilhete para o sonho de atingir a glória no maior aplaco do puroresu, contudo os fãs haveriam de lhe dar um amargo de boca.

Como mencionado no combate anterior, o Wrestle Kingdom será liderado pela defesa do Intercontinental Championship, escolha essa feita pelo voto dos fãs.

Nakamura contra Tanahashi é uma batalha geracional com os dois lutadores no pico das suas carreiras. Nakamura elevou o estatuto do titulo intercontinental ao defende-lo contra adversários poderosos. Okada e Naito são ainda jovens com pouco familiaridade e respeito que Tanahashi e Nakamura ganharam junto do público ao longo dos anos.

Enquanto Okada forçou o mundo do wrestling a admirá-lo, Naito é o elo mais fraco na questão de apelo ao púbico. O facto de ser ele a desafiar Okada e discutir o IWGP Heavyweight Championship é o que levou a que este prestigioso título fosse rebaixado para segundo título em favor do IWGP Intercontinental Championship no Wrestle Kingdom.

Muito disso pode ser constatado pelo nível de talentos contra quem Naito defendeu a sua posição de candidato principal. Fez sentido ele defender a posição contra Yujiro Takahashi, o homem que o pôs na mesa do cirurgião. Foi simbólica a sua vitória sobre Masato Tanaka pelo NEVER Championship, um título com o objectivo de simbolizar o melhor da nova geração. Apesar de estes combates terem dado para verificar a sua habilidade, não há dúvidas que nenhum era do calibre de Tanahashi, Nakamura ou Okada.

A verdade é que desde que regressou da lesão Naito só teve grandes oponentes no G1 Climax. Ele não enfrentou lutadores do nível como aqueles que Okada enfrentou desde a sua vitória no G1 Climax 2012. Após que regressou, ele não forçou o mundo a olhar para ele. Ele não tem a arrogância de Okada, o swag de Nakamura e o sucesso de Tanahashi.

As suas principais características são muito old-school: o sonho de ser campeão do Mundo e um guarde ética de trabalho que lhe permitiu regressar de uma grave lesão para vencer um dos torneios mais duros do planeta. Para seus problemas, ele foi gozado por Okada vezes sem conta. O seu sonho de ser IWGP Heavyweight Champion é “muito curto”.

Durante a sua passagem pelo México em 2009/2010, Naito era provocado pelos fãs e questionado se poderiam ver através do seu olho. A sua resposta era uma provocação e abrir ainda mais o olho. É uma pose que ele usa ainda hoje. Ele usa o negativismo dos fãs como vantagem.

Quando Naito entrou no Korakuen Hall para o ultimo combate do Road to Tokyo Dome, ele entrou numa arena que historicamente favorece os lutadores da CHAOS, Nakamura, Okada e Gedo. A resposta que ele obteve na entrada para o ringue foi negativa. Mas quando o combate estava prestes a terminar ele apanhou Okada no Pluma Blanca e quase o forçava a desistir e mostrou que ele teve outro momento como os que teve no México. Ele usou as dúvidas do público para se motivar e no final já tinha o público do Korakuen nas suas mãos. Ele ganhou respeito em frente ao publico que dele duvidava, ao mostrar somente as suas capacidades e levando o combate para um empate.

No Wrestle Kingdom ele irá tentar provar a quem dele duvida que ele tem capacidade. Aos fãs que só o viram depois que ele regressou da lesão. Aos fãs que se esquecerem da sua qualidade. Para os fãs que acham que tudo que ele pretende não passa de um sonho impossível de realizar.

Agora o que está na sua frente é Kazuchika Okada, um lutador com tamanha qualidade que afastou Hiroshi Tanahashi da luta pelo IWGP Heavyweight Championship. Um wrestler que evolui de dia para dia, um lutador que apesar da sua arrogância, tem um inegável carisma.

Independentemente de quem ganhe no Wrestle Kingdom 8 a questão é qual dos títulos irá sair mais valorizado no final, o IWGP Intercontinental Championship ou o IWGP Heavyweight Championship?


 IWGP Intercontinental Championship
 Shinsuke Nakamura (c) Hiroshi Tanahashi

 As eras nos desportos são quase sempre definidas pela dominância de uma pessoa ou geralmente por uma rivalidade. No boxe a década de 70 foi dominada pelas lutas de Ali contra Frazier. O PRIDE teve Sakuraba a caçar a família Gracie. Na New Japan a rivalidade já dura há mais de uma década com Hiroshi Tanahashi e Shinsuke Nakamura a batalharem para se descobri qual o melhor ás da sua geração.

Sem sombra de dúvidas que desde 2009, Tanahashi tem vencido esta rivalidade. Ele detém um recorde de 27 defesas de títulos ao longo de seis reinados como campeão Ele esteve no main-event dos últimos quatro Wrestle Kingdoms. Ele tem sido tão dominante que a sua indumentária para vir para o ringue engloba um robe designado para mostrar o cinto de campeão. Até à ascensão de Kazuchika Okada, Hiroshi Tanahashi teve nos últimos quatro anos o estatuto de rei da New Japan.

No inicio da década de 2000 a historia era bem diferente. Shinsuke Nakamura era o “super rookie” destinado a ser o ás da sua geração. Com um recorde no MMA de 3-1 e com um grande reportório do strong-style wrestling, ele era o futuro aos olhos do fundador da New Japan Antonio inoki.

Em 2003 com apenas 23 anos, Nakamura torna-se o mais novo IWGP Heavyweight Champion da história enquanto Tanahashi está focado em defender o U-30 Championship, um título destinado aos jovens talentos. Em outras palavras, Nakamura tinha provado que conseguia lutar com os grandes lutadores e Tanahashi ainda não.

Ainda assim, desde cedo que as suas carreiras se cruzaram. Em 2004, Nakamura e Tanahashi juntam forças para capturar o IWGP Tag Team Titles. Em 2005, batalhavam pelo IWGP U-30 Championship com Nakamura a bater Tanahashi. Apesar de serem rivais, eles continuaram a fazer equipa e voltam a ser IWGP Tag Team Champions. Desde cedo ficou claro que Nakamura e Tanahashi seriam o futuro da New Japan.

No inicio de 2006, eles seguem caminhos distintos.

Após ter falhado em derrotar Brock Lesnar pelo IWGP Heavyweight Championship, Nakamura tira uma sabática e começa a treinar de forma diferente. Ele ganha músculo e começa a focar-se no treino de força e no wrestling desse estilo. Tanahashi ruma aos Estados Unidos para estudar o estilo internacional do wrestling. O shootfighter Nakamura tornava-se o rei do strong style e Tanahashi que havia idolatrado Shawn Michaels na infância e que havia praticado pro wrestling desde o colégio tinha absorvido o melhor de todos os estilos de wrestling do mundo.

Regressaram no final desse ano e no final da década de 2000 os dois lutavam pelo IWGP Heavyweight Championship ao trocarem reinados entre sim. No fim de 2010, Nakamura tinha conquistado o IWGP Heavyweight Championship três vezes com nove defesas de título e Tanahashi quatro vezes com também nove defesas.


A década mudou e Hiroshi Tanahashi também ao passar de um lutador de classe mundial para um lutador como indica o seu nickname “o talento do século”. O seu reinado de 2011/2012 como IWGP Heavyweight Champion bateu o recorde de maior número de defesas num reinado com onze. Durante esse reinado de treze meses, ele derrotou por duas vezes Nakamura e um novo rival surgiu sob o nome do jovem Kazuchika Okada. Liderou três Wrestle Kingdoms consecutivos. Tornou-se um dos lutadores mais adorados pelos fãs e de uma maneira nunca antes vista. A questão pareceu estar respondida.

Apesar de os dois terem surgido ao mesmo tempo, é mais fácil olhar para Tanahashi que é cinco anos mais velho que Nakamura. A opinião generalizada é que um lutador atinge o seu pico de carreira aos trinta anos quando tem uma década de experiência e uma forma física aceitável.

Nakamura encontrou um novo estilo de trabalhar e mostra uma melhor mentalidade. Desde que regressou do México em 2011, Nakamura mudou para um lutador e uma personagem diferente. Ele emagreceu e focou-se na agilidade. O seu estilo de wrestling é mais maníaco e imprevisível mas ainda mostra o mat-wrestling e o strong style que demonstrava quando era rookie e lutador de MMA. Ele mostrou ao mundo que gosta de se divertir e a passar um bom bocado ao mostrar a sua agressividade e tenacidade. Desde que se tornou IWGP Intercontinental Champion em 2012 ele parece super motivado. A questão que se coloca para Nakamura é se este seu novo estilo mostra ele a entrar no pico da sua carreira aos 33 anos e se neste pico ele consegue bater Tanahashi e se assim o conseguir, o levar a um recorde no topo da New Japan.

Desde o último encontro entre os dois em 2011 que as coisas mudaram drasticamente.

O que se destaca neste combate é que em disputa não está o IWGP Heavyweight Championship. É pelo IWGP Intercontinental Championship, o título que se tem destacado pelos reinados de Nakamura desde Julho de 2012. Ele fez dele um titulo global ao defende-lo em vários lugares do mundo. Ele defendeu o titulo contra lutadores de calibre como Minoru Suzuki, La Sombra, Karl Anderson, Hirooki Goto e Kazushi Sakuraba. O perfil do Intercontinental Championship subiu de tal forma que os fãs preferiram este combate para ser o main-event do maior show do ano da New Japan. Irá este título ser dominante na New Japan? Irão Okada ou Naito ajudar a responder a essa questão?

Dois dos melhores lutadores do mundo, no pico das suas carreiras, colidem finalmente no main-event do maior evento do ano. Qual dos dois irá se sobressair?

Para a New Japan, este combate é o que seria Pacquiao vs. Mayweather no boxe em 2010. O que seria Austin vs. Goldberg no pro wrestling em 1998. O que seria Fedor vs. Lesnar no UFC em 2009. É uma década de promessa e potencial que se disputa num dos ambientes mais competitivos do mundo. Agora que Nakamura chegou a Tanahashi, esperamos para ver quem fica na história como o ás da sua geração.

Original de New Japan Gaijin com tradução de Wolve
Com tecnologia do Blogger.