Ultimas

Um olhar sobre Seth Rollins, Dean Ambrose e Roman Reigns ( as carreiras e o que podem fazer no futuro)

 

Ontem o final do Survivor Series ficou marcado pela estreia na WWE de três lutadores vindos do NXT! As três estrelas em causa são o campeão do NXT Seth Rollins, Dean Ambrose e Roman Reigns. Vejamos um pouco sobre quem são estes lutadores que prometem dar que falar nos próximos tempos na WWE.....


Começamos campeão do NXT, Seth Rollins mas para muitos fãs conhecido pelo seu nome original nas independentes de Tyler Black. Rollins de 26 anos começou a sua carreia no wrestling independente em 2005 e onde percorreu as várias independentes de maior relevo dos Estados Unidos e tendo conquistado alguns títulos como o AAW Heavyweight Championship e o IWA Mid-South Light Heavyweight Championship.

Black haveria de começar a ganhar notoriedade quando em 2007 entra na Ring of Honor sob a mão de Jimmy Jacobs e tomam controlo da companhia com a stable Age of The Fall. Com Jacobs, Black haveria de conquistar os títulos de equipas da companhia mas foi quando se tornou babyface que obteve os maiores sucessos na companhia. Em 2009 após regressar de uma lesão vence o Survival of the Fittest e recebe uma title shot ao ROH Championship que estava na posse do agora lutador da TNA, Austin Aries.

O primeiro combate contra Aries terminou num empate de 60 minutos mas um rematch haveria de ser marcado e ai Black atinge o pico da sua carreira independente ao derrotar Aries e a se tornar campeão da ROH. Os meses seguintes seriam grandiosos para Black onde teria enormes defesas de título mas foi talvez contra Davey Richards que ele foi levado aos limites e de tal forma que a sua qualidade chegou aos radares da WWE.

O facto de Black ter assinado um contrato com a WWE fez com que fizesse um heel turn e correu-se o típico angle dele ameaçar levar o título com ele para a WWE mas no Glory By Honor acabaria por ceder o título para Roderick Strong. Ao todo em menos de um ano Black passou de sum simples lutador de midcard da Ring of Honor para um contratado da WWE.

Não se pense que Black assinou de cruz com a WWE pois teve propostas da TNA e para a renegociação com a ROH e só foi o conselho do amigo Evan Bourne que o fez decidir-se pela WWE. Entra na FCW em Setembro de 2010 com o nome de Seth Rollins e a partir daqui foi um instante até ter varrido a escola da WWE com a sua qualidade e ter conquistado todos os títulos que lhe ofereceram, de equipas, foi o primeiro FCW 15 Champion e campeão de Heavyweight. Rollins era tido como o lutador com maior capacidade de wrestling na FCW e não foi de estranhar que ao entrar no NXT se tenha tornado o primeiro campeão do NXT.


O lutador seguinte é Dean Ambrose, aka Jon Moxley nas independentes. Com 25 anos de idade, Ambrose é lutador desde 2004 após ter começado na HWA e ser treinado pelo conceituado Les Thatcher. A carreira de Moxley nas independentes começou de uma forma tranquila e por vários anos assim se manteve até que no ano de 2009 tem literalmente uma ascensão meteórica na cena indy e logo ficou patente que a WWE seria o seu destino. Moxley começa a ter destaque na CZW (sim, a companhia que muitos criticam sem nunca ter visto nada em pormenor dela). Moxley começa por lutar em combates deathmatches (sim aqueles com lâmpadas fluorescentes, arame, etc.) e o impacto é tão grande que acaba por conquistar por duas vezes o título de Heavyweight da CZW.

Nesse mesmo ano começa a ter destaque em outras promoções como a Dragon Gate USA, EVOLVE e em todas algo se destacava, a persona de Moxley e foram as violentas promos e traços de genialidade nas suas execuções que fizeram a WWE o contratar. Moxley entra na FCW em 2011 sob o nome de Dean Ambrose. Aquele persona de traços únicos com que Ambrose vinha a dominar as independentes, tomou de assalto a FCW. Falhou a conquista do título de Heavyweight mas haveria de ganhar muito mais destaque quando se mete com estrelas da WWE, inclusive o campeão da WWE CM Punk que haveria de ser levado aos limites num show da FCW ao ter de enfrentar Ambrose num combate de trinta minutos.


Diz-se que a bênção a Ambrose para rumar ao roster da WWE foi dada por William Regal com quem Ambrose teve um violenta e marcante rivalidade e inclusive foi entre os dois que aconteceu o último combate na FCW.

O terceiro lutador e aquele que certamente é o mais desconhecido dos fãs é Roman Reigns. Com 27 anos de idade, Reigns tem o wrestling no sangue pois pertence a mítica família do wrestling, os Anoa'i, sendo filho do WWE Hall of Fammer Sika, irmão de Matt "Rosey" Anoa'i e primo de The Rock. Reigns apesar de ser descendente desta família não começou no wrestling e sim pelo futebol americano, tenho inclusive jogado nos Minnesota Vikings. Somente em 2010 é contratado pela WWE e ruma ao FCW com o nome de Leakee e onde se destaca no midcard sendo que o mais exuberante fez foi lutar pelos títulos de equipas e pelo título de Heavyweight e nas duas ocasiões tendo falhou. Aquando da mudança para o NXT neste ano é que viu o seu nome ser alterado para Roman Reigns.

Um facto curioso entre os três lutadores é que os três lutaram entre sim no dia 5 de Fevereiro no FCW e onde Seth Rollins haveria de defender o título de heavyweight do FCW contra os seus companheiros do ataque de ontem. Aqui fica o vídeo:



Para terminar e em forma de resumo

Desconheço a forma de estar de Roman Reigns no ringue, nunca vi um combate dele mas se é da família Anoa'i certamente deve saber estar no ringue. Dizem ser o mais limitado dos três lutadores e acredito que sim pelo que conheço dos outros dois. Segundo relatos, os oficiais da WWE estão esperançados em Reigns e numa base de comparação dizem que ele está abaixo da qualidade evidenciada por Batista aquando do sua estreia. Não acredito que Reigns seja um portento para a WWE mas iremos ver como se desenvolve a storyline.

Quanto a Seth Rollins e Dean Ambrose são duas internet darlings, para o orgasmo ser total bastava também trazer Kassius Ohno (Chris Hero) e estava completo o ramalhete. Pelo que conheço dos lutadores do seu percurso nas independentes e na FCW, acho que são dois lutadores diferentes que se complementam em que o que um não tem, o outro já o possui mas dos dois a balança pesa mais em favor de Ambrose.

Seth Rollins é um lutador que me desculpem os fãs não vejo como um nome de topo na WWE daqui a uns anos. Muito limitado a nível de mic-skills faz-se valer sobretudo pela excelente panóplia de highmoves que consegue colocar num combate e sobretudo aplicados de maneira correcta. É um lutador que precisa ser regrado, pois tende facilmente a ser spotty. Rollins é um lutador no ringue muito semelhante a Tyson Kidd, embora tendo uma melhor estampa física. Nestes primeiros tempos na WWE creio que Rollins precisa se colocado com bons talkers para se tentar que ele absorva algo.

Dean Ambrose, Dean Ambrose é um portento, um diamante em bruto que a WWE tem em mãos. A grande diferença de Ambrose para com Rollins é que Ambrose tem aquelo que de mais essencial é preciso no wrestling, uma personagem e não ser somente uma máquina debitadora de moves no ringue. Pessoalmente vejo em Ambrose em temos de personagem o novo Raven. Em termos de mic-skills Ambrose é fantástico e atrevo-me a dizer que é um Mick Foley em ascensão, muitas promos que faz são semelhantes às de Foley na ECW. Em termos de ringue, Ambrose não está ao nível de Rollins mas quem consegue lutar 30 minutos rasgadinhos com CM Punk é lutador capaz. Ou seja Ambrose tem o package total que uma estrela da WWE deve ter. Com um booking adequado e os ensinamentos dos lutadores certos, Ambrose poderá daqui a um par de anos estar no main-event da WWE sem sombra de dúvidas


Com tecnologia do Blogger.